Mestrando(a): FABIANA DA SILVA PEREIRA

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Este estudo tem por objetivo analisar os vínculos organizacionais mantidos pelos professores em relação a duas escolas, ambas possuindo o ensino fundamental e médio, sendo uma pública e outra privada, localizadas no interior de Minas Gerais, contemplando 52 professores, sendo 33 da rede pública e 19 da rede privada. Realizou-se uma pesquisa descritiva, que utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa, com base em um estudo de caso. Na abordagem quantitativa, foi utilizado um questionário originalmente proposto por Kramer (2003) e posteriormente adaptado por Alves (2009). Para o tratamento dos dados quantitativos, foram utilizadas as técnicas univariada e bivariada. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para aprofundamento dos dados obtidos na pesquisa quantitativa. Também foram utilizados documentos para a caracterização das instituições de ensino. Em relação às variáveis demográficas e ocupacionais, os resultados evidenciaram que a maior parte dos professores pesquisados é do sexo feminino, situa-se na faixa etária acima de 36 anos, é casada, possui nível de especialização completo, atua no magistério há mais de 11 anos, e possui de um a cinco anos de trabalho na instituição onde lecionam e trabalha em apenas um turno. O regime de trabalho parcial prevaleceu na escola pública e a maioria dos professores da escola particular trabalha como horista. Na escola pública, a maioria dos professores realiza suas atividades somente na escola pública. Já, na escola particular apresentou-se um equilíbrio entre aqueles que realizam suas atividades somente na escola particular e aqueles que atuam nas duas redes de ensino. Na escola pública, os fatores do vínculo organizacional que obtiveram maiores médias foram: sentimento de pertença, identificação com a organização e crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Na escola particular, os fatores do vínculo organizacional que obtiveram maiores médias foram: sentimento de pertença, identificação com a organização e autonomia. Na análise bivariada, ficou demonstrado que os professores que possuem idade até 40 anos sentem-se mais autônomos do que aqueles com idade acima de 41 anos. Em relação à escolaridade, os professores que possuem graduação demonstraram maiores médias quando comparados com os professores que possuem pós-graduação nos seguintes vínculos: identificação com a organização, sentimento de pertença, cooperação nas atividades, reconhecimento e valorização dos indivíduos, solidariedade e crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Quanto ao tipo de escola, os professores da escola pública demonstraram maiores médias que os da escola particular em todos os vínculos, exceto de criação de inimigos. Dentre eles, os que apresentaram diferenças significativas foram os vínculos: identificação com a organização, sentimento de pertença, idealização da organização, reconhecimento e valorização dos indivíduos, integração entre os membros, crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional e autonomia. Todas estas comparações citadas foram objetos de questionamentos para os professores tanto da rede pública quanto da rede privada. Observou-se que as diferenças dos vínculos mantidos pelos professores em relação às escolas pública e privada decorrem das peculiaridades do ambiente de trabalho de cada uma.

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório (Faculdade Novos Horizontes)
Profª. Drª Kely César Martins de Paiva (Faculdade Novos Horizontes)
Profª Drª Iris Barbosa Goulart (FEAD)

Mestrando(a): FABIANA DA SILVA PEREIRA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações