Título: PRAZER E SOFRIMENTO: Um estudo de caso com pós-graduandos no curso de Mestrado Acadêmico em Administração na cidade de Belo Horizonte – MG

 Autor:  Cristiane Chaves Caldas

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  13/09/2018

RESUMO: O objetivo deste estudo foi identificar e descrever as manifestações de prazer e sofrimento na formação acadêmica do corpo discente, diante das exigências e rotinas impostas ao Curso de Mestrado Acadêmico em Administração, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi realizado um estudo multicaso, de caráter descritivo, com abordagens quantitativa e qualitativa. Foram identificadas 03 instituições privadas credenciadas para oferta do curso, sendo um Centro Universitário e duas Universidades. Na abordagem quantitativa, os dados foram coletados por meio de questionários, utilizando o Inventário sobre o Trabalho e Riscos de Adoecimento – ITRA (adaptado), aplicados a 108 pós-graduandos, o que representa 47% da população pesquisada. Realizou-se a análise das manifestações do prazer e sofrimento dos pós-graduandos em relação ao Custo Humano no Trabalho, Indicadores de Prazer e Sofrimento e Danos Relacionados ao Trabalho. As análises dos dados quantitativos foram realizadas mediante utilização do Pacote Estatístico IBM SPSS Statistics e Minitab. Em relação à parte qualitativa, os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturada, com 07 pós-graduandos. Os dados foram analisados, utilizando a técnica de análise do conteúdo. Os resultados indicam a existência real das manifestações de prazer e sofrimento vivenciadas pelos pós-graduandos na formação do mestrado, onde esta experiência envolve satisfação, contentamento, bem-estar, bem como tristeza, inquietação, incerteza, um misto de sentimentos que gravitam ao redor do universo da pós-graduação. Percebeu-se que sentimentos como desejos, afetos, emoções estão presentes na vida acadêmica dos discentes desde o momento de seu ingresso no curso, alinhados a um sentimento de satisfação pessoal e profissional. Observou-se que o relacionamento interpessoal e a convivência com os amigos torna-se fundamental para a saúde psíquica do aluno, gerando bem estar pessoal e prazer nas relações. Os professores são tidos como apoio na execução das tarefas. Todavia, outros sentimentos despertam ao longo da trajetória acadêmica, como desequilíbrio emocional face às pressões do cotidiano acadêmico, angústia, medo, frustração, ou ainda, quando da exigência de melhor empenho para as atividades intelectuais, favorecendo o aparecimento de doenças nos pós-graduandos, marcados pela insegurança ou sentimentos de incapacidade. Observou-se também que, quando da existência de rupturas na relação orientador-orientando, a ocorrência de influências negativas no processo de construção e na qualidade dos trabalhos da pós-graduação, despertando no aluno sentimentos de falta de credibilidade ou de incapacidade. Relatou-se, ademais, que a fadiga, o esgotamento do corpo, o isolamento, as doenças psíquicas e os conflitos familiares estão presentes na vida dos alunos. Como forma de enfrentamento das dificuldades vivenciadas no curso foi enfatizada a fala, a troca de ideias, também a religiosidade e a música. Para os projetos futuros, os pós-graduandos relatam as expectativas de melhores oportunidades de trabalho, melhor qualificação e o desenvolvimento de competências atreladas à carreira. Os pesquisados ainda destacam que a produção acadêmica se transforma em um fim em si mesmo, sem a produção inédita do conhecimento, o que obriga o aluno a uma produção trivial. Por fim, a ambivalência de sentimentos permite reforçar o quanto é satisfatório e prazeroso estar no ambiente acadêmico, tudo em prol do conhecimento do aluno.

Palavras-chave: Prazer. Sofrimento. Psicodinâmica do Trabalho. Produtivismo. Enfrentamento.


ABSTRACT
:The objective of this study was to identify and describe the manifestations of pleasure and suffering in the academic formation of the student body, in face of the requirements and routines imposed to the Academic Master ‘s Degree in Administration, in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. A multivariate, descriptive study was carried out with quantitative and qualitative approaches. Three private institutions accredited for the course offer were identified, being one University Center and two Universities. In the quantitative approach, the data were collected through questionnaires, using the Inventory of Work and Hazards of Adoeness – ITRA (adapted), applied to 108 post-graduate students, representing 47% of the population surveyed. The analysis of the manifestations of the pleasure and suffering of the post-graduates in relation to the Human Cost at Work, Indicators of Pleasure and Suffering and Damages related to the Work were analyzed. Quantitative data analyzes were performed using the IBM SPSS Statistics and Minitab Statistical Package. Regarding the qualitative part, the data were obtained through semi-structured interviews, with 07 post-graduate students. The data were analyzed using the technique of content analysis. The results indicate the real existence of the manifestations of pleasure and suffering experienced by postgraduates in the masters formation, where this experience involves satisfaction, contentment, well-being, as well as sadness, restlessness, uncertainty, a mixture of feelings that gravitate around of the postgraduate universe. It has been noticed that feelings such as desires, affections, emotions are present in the academic life of the students from the moment of their entrance in the course, aligned to a feeling of personal and professional satisfaction. It was observed that the interpersonal relationship and the coexistence with the friends becomes fundamental for the psychic health of the student, generating personal well-being and pleasure in the relationships. Teachers are supported in the execution of tasks. However, other feelings awaken along the academic trajectory, as an emotional imbalance to the pressures of everyday academic, anguish, fear, frustration, or even when the demand for a better commitment to intellectual activities, favoring the appearance of diseases in post-graduate students , marked by insecurity or feelings of disability. It was also observed that when there are ruptures in the guiding-orienting relationship, the occurrence of negative influences in the construction process and in the quality of the postgraduate work, arousing in the student feelings of lack of credibility or incapacity. It was also reported that fatigue, exhaustion of the body, isolation, psychic illnesses and family conflicts are present in the lives of students. As a way of coping with the difficulties experienced in the course was emphasized speech, the exchange of ideas, also religiosity and music. For future projects, post-graduates report on expectations of better job opportunities, better qualifications and the development of career skills. Researchers also point out that academic production becomes an end in itself, without the unprecedented production of knowledge, which forces the student to a trivial production. Finally, the ambivalence of feelings allows us to reinforce how satisfying and pleasant it is to be in the academic environment, all for the benefit of the student’s knowledge.

Keywords: Pleasure. Suffering. Psychodynamics of Work. Productivism. Confrontation.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Problema de Pesquisa: Diante configuração da psicodinâmica, como se dão as manifestações de prazer e sofrimento do aluno no curso de mestrado?

 

Banca Examinadora

Orientador: Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Docente

Prof Dr. Luiz Carlos Honório – Docente

Prof. Dr. Jefferson Lopes La Falce – Participante Externo

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