Mestrando(a): EUGENIA OLIVEIRA PINTO

Orientador(a): CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER

Para que as gerações futuras possam atender às suas necessidades, as gerações do presente devem buscar um desenvolvimento sustentável que incorpore os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Para isso, as organizações apostam na inovação e incluem o desenvolvimento sustentável em seu planejamento estratégico. O objetivo deste estudo consiste em analisar como ações de sustentabilidade podem assegurar o posicionamento estratégico em um supermercado. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa e com característica descritiva. Utilizou-se um survey para coletar dados quantitativos distribuídos para 50 clientes moradores de um condomínio próximo ao supermercado, dos quais 30 foram respondidos. Um grupo focal foi realizado com cinco clientes do supermercado, para o levantamento dos dados qualitativos, além da observação direta e da pesquisa documental. O questionário foi elaborado usando escalas de frequência do tipo Likert de cinco pontos. Observação direta e pesquisa documental em fôlderes, revistas e encartes de propaganda distribuídos pelo supermercado foram utilizadas para fins de contextualização da organização pesquisada. O tratamento dos dados do questionário foi feito por meio de estatísticas uni e bivariada, submetidos ao programa PASW, versão 18. Para a análise dos dados colhidos com o grupo focal, foi usada a análise de conteúdo. Considerando a representatividade da amostra pesquisada, 30 clientes residentes em um condomínio próximo ao supermercado estudado, escolhidos pelo critério não probabilístico por conveniência e intencionalidade, pode-se deduzir que, em termos demográficos, a maior parte dos respondentes é do gênero feminino, tem idade acima de 50 anos, é casada, possui grau de escolaridade em nível de pós-graduação completa, possui mais de cinco membros na família, moram no condomínio de 6 a 10 anos e realiza compras no supermercado uma vez por semana. Os resultados da pesquisa evidenciam que as ações de sustentabilidade adotadas pelo supermercado são vistas como um fator de inovação e, como tal, capazes de despertar nos clientes reflexões sobre conservação ambiental para o futuro do planeta. Como posicionamento estratégico, conclui-se que isso, por si só, não é capaz de promover o desenvolvimento da empresa e fidelizar o cliente.

Orientador(a): CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Cristiana Fernandes De Muylder (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Wanderley Ramalho (Faculdade Novos Horizontes)
Profª Drª Valéria Maria Martins Júdice (UFSJ)
Mestrando(a): EUGENIA OLIVEIRA PINTO

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade