Mestrando(a): PAULO CÉSAR FERREIRA PINTO

Orientador(a): FERNANDO COUTINHO GARCIA

Esta dissertação, explora as configurações de poder de Mintzberg (1992), na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, uma universidade pública com forte tradição na área tecnológica. Identifica e descreve a dinâmica das relações de poder verificada na organização em seus aspectos macro e micro-estruturais. A metodologia adotada neste estudo de caso, contemplou métodos quantitativos na identificação das configurações de poder predominantes na universidade; e entrevistas não estruturadas na elucidação das contradições e dinâmicas intra-organizacionais observadas. Os dados quantitativos foram tabulados e tratados estatisticamente no software SPSS 15 (Statistical Package for the Social Sciences). Constata a predominância da configuração de poder Missionária, seguida das configurações Sistema Fechado e Meritocracia, que não apresentam diferenças significativas entre si. A predominância da configuração de poder Missionária revela a identificação dos empregados com a Universidade, em todos os extratos sociais. Constata, no entanto, algumas particularidades, que apresentam influências predominantes e dinâmicas intra-organizacionais significativas na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, em função das características ocupacionais e demográficas de seus empregados. Estas particularidades revelam movimentos dos agentes internos na sua tentativa de influenciar os resultados da organização. O modelo de Mintzberg (1992) mostra-se capaz de descrever a dinâmica das relações de poder da organização.

Orientador(a): FERNANDO COUTINHO GARCIA

Professores Drs. da Banca:

Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Marília Alves e  Marcelo Eustáquio Silva

Mestrando(a): PAULO CÉSAR FERREIRA PINTO

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações