Título: RELAÇÕES DE PODER, ASSÉDIO MORAL E BURNOUT: um estudo de caso em uma escola particular de Belo Horizonte

Autor:  Tamilsy Teixeira Casalechi

Data da Defesa:  04/07/2008

Resumo: O estudo exposto tem como objetivo principal descrever e analisar as relações de poder, o assédio moral e a síndrome de Burnout numa escola da rede particular de ensino. Foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa. O estudo de caso deu-se numa escola denominada como LX (nome fictício) e contou com levantamento documental, 20 entrevistas (com roteiro estruturado, realizada com 17 funcionários e 3 ex-funcionários, incluindo-se a aplicação de uma técnica semiótica de imagens paradas). Os dados foram analisados a partir de análise documental e de conteúdo. Com base nos relatos dos entrevistados, as relações de poder são percebidas na empresa LX, através do controle e vigilância de seus empregados, hostilizando as pessoas e denegrindo a sua imagem na frente de terceiros, denotando o assédio moral. A empresa analisada tem apresentado, segundo os entrevistados, um alto índice de rotatividade, dificultando a criação de vínculos afetivos entre seus funcionários. Devido às ameaças e excessivo controle, os empregados têm queixado-se de cansaço, caindo no presenteísmo e apresentando os sintomas da síndrome de Burnout. Ao final, foram apontadas limitações da pesquisa e sugestões para investigações futuras.

Palavras- chaves: Relações de poder – Assédio moral –  Síndrome de Burnout.

Abstract: The main objective of the following study is to describe and analyze the relations of power, moral abuse, and the Burnout syndrome, in a private school. Field research along with a qualitative and descriptive, approach was undertaken. This case study took place in a school called LX (fictitious name), and involved the analysis of documents, 20 interviews (with a structured script. The interviews were done with 17 employees and 3 ex-employees. They adopted the use of a semiotic technique with fixed images). The data was analyzed from documental and content analysis. From the interviews it was observed that the relations of power take place in LX, through the control and vigilance of its employees, making them hostile and damaging their image in front of others, which leads to moral abuse. According to those interviewed, this company has displayed a great amount of change in staff, which has made it difficult for employees to form strong relations. Due to threats and excessive control the employees have complained of exhaustion and have shown the symptoms of Burnout. In conclusion, the limitations of this research were presented as well as suggestions for future investigations.

Key-words: Power relations – Moral abuse –  Burnout Syndrome

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinamica das Organizações

Problema de Pesquisa: “Como se relacionam as relações de poder, o assédio moral e o Burnout na escola LX, na percepção de empregados e ex-empregados?

Orientador: Profª Drª Kely Cesar Martins Paiva

Profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Docente