Autor: ROBSNEY GONÇALVES

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  23/11/2011

RESUMO Este estudo tem por objetivo descrever e analisar as variáveis de QVT dos professores que atuam nos três últimos anos de ensino fundamental, ou seja, no 7º, 8º e 9º ano do terceiro ciclo da educação básica, da rede municipal de ensino de Contagem-MG. A metodologia utilizada contou com a aplicação de questionário construído a partir dos indicadores da QVT adaptado do modelo sugerido por Westley (1979), associado à realização de entrevistas semiestruturadas, com o intuito de aprofundar o entendimento acerca dos resultados obtidos na análise quantitativa. O estudo contou com uma amostra de 61 professores, sendo 73,8% do sexo feminino e 26,2% do masculino. A análise qualitativa teve a participação de 9 professores, correspondendo a, aproximadamente, 15% da amostra. De modo geral, os entrevistados apresentaram uma percepção de QVT intermediária, com tendência a insatisfação, tendo sido a dimensão sociológica a que apresentou escore mais alto. Na dimensão econômica, observou-se insatisfação no quesito “remuneração”, revelada principalmente quando se compara a remuneração percebida pelo docente na Rede Pública Municipal com a remuneração do docente que atua na rede particular de ensino. A maior insatisfação evidencia-se para os profissionais que integram a faixa etária acima de 36 anos. Este mesmo grau de insatisfação também foi notado nos profissionais quando se compara o salário com a contribuição efetiva na escola. Os escores apontam para uma situação de insatisfação nos profissionais em decorrência da falta de diferenciação da remuneração pelo trabalho exercido para os profissionais com maior tempo de atuação docente e maior titulação. Na análise das variáveis relacionadas à dimensão política, os resultados são semelhantes àqueles observados na dimensão econômica, apresentando também uma situação intermediária, entre satisfação e insatisfação. No tocante aos indicadores de dimensão psicológica, constatou-se situação intermediária, tendendo a satisfação. Dentre as variáveis da dimensão psicológica, a que se destacou, indicando uma tendência à satisfação, relaciona-se ao serviço prestado pelos demais setores da escola. Segue-se a variável relacionada ao uso de diferentes habilidades aplicadas na realização do trabalho. Sobre esses resultados, é perceptível no discurso dos docentes o destaque apontado para o bom relacionamento existente no grupo, o que não se limita somente aos docentes, mas abrange toda a equipe que compõe a escola. Em se tratando da variável que aponta para uma tendência a insatisfação, têm-se a possibilidade limitada de crescimento pessoal e profissional e o sentimento de insegurança relacionado à situação de violência presente no ambiente escolar. Observou-se escore mais elevado na dimensão sociológica quando comparada ás demais dimensões de qualidade de vida no trabalho docente. O estudo destacou que, apesar da existência de problemas graves, como a insegurança vivenciada pelos docentes no ambiente escolar e a baixa remuneração, os professores revelam uma história de amor com sua profissão e seus alunos, sentindo-se responsáveis por seus problemas e por sua formação. Por isso, a relação afetiva decorrente das relações sociais ameniza as variáveis de insatisfação que interferem na QVT.

Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho. Professores.

ABSTRACT This study aims to describe and analyze the variables of QVT of teachers who work in the last three years of primary education, ie, on the 7th, 8th and 9th year of the third cycle of basic education, the municipal education count-MG . The methodology included the use of questionnaire constructed from indicators of QWL adapted from the model suggested by Westley (1979), associated with conducting interviews, in order to deepen your understanding of the results obtained in quantitative analysis. The study involved a sample of 61 teachers, and 73.8% female and 26.2% male. Qualitative analysis was attended by teachers 9, corresponding to approximately 15% of the sample. In general, respondents had a perception of QWL intermediate, tending to dissatisfaction, the sociological dimension has been presented the highest score. In economic terms, there was dissatisfaction in the category “pay”, mainly revealed when comparing the remuneration received by teachers in the Municipal Public Network with the remuneration of teachers engaged in private schools. The greatest dissatisfaction is evident for professionals within the age group above 36 years. This same level of dissatisfaction was also noticed in the professionals when you compare the salary with the effective contribution in the school. The scores indicate a situation of dissatisfaction among providers due to the lack of differentiation in pay for work done by professionals with more time to teaching performance and greater degree. In the analysis of variables related to the political dimension, the results are similar to those observed in the economic dimension, and also presented an intermediate situation, between satisfaction and dissatisfaction. With regard to indicators of psychological dimension, we found an intermediate situation, tending to satisfaction. Among the variables of the psychological dimension, which is highlighted, indicating a tendency towards satisfaction relates to the service provided by other sectors of the school. Below is the variable related to the use of different skills apply to job performance. About these results is noticeable in the speech of teachers appointed to the highlight the good relations existing in the group, which is not limited to teachers, but spans the entire team that makes up the school. In the case of the variable that points to a tendency to dissatisfaction, have limited the possibility of personal and professional growth and sense of insecurity related to this situation of violence in the school environment. We observed higher score in sociological dimension when compared to other dimensions of quality of life in teaching. The study highlighted that despite the existence of serious problems such as insecurity experienced by teachers in the school environment and low pay, teachers reveal a love story with his profession and his students, feeling responsible for their problems and their training . Therefore, the affective relationship arising from social relations softens the dissatisfaction variables that affect the QWL.

Keywords: Quality of work life. Teachers.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica nas organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Orientador

Prof.ª Dr.ª  Kely César Martins de Paiva – Docente

Prof.ª Dr.ª  Vera Lúcia Cançado Lima – Participante externo

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