Mestrando(a): MARIA DAS GRAÇAS SANTA BÁRBARA

Orientador(a): MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO

Este trabalho procurou analisar o processo de configuração da identidade gerencial de gestores de escolas públicas de Belo Horizonte. A investigação deste tema foi desenvolvida e conduzida de acordo com as dimensões propostas por Hill (1993), que considera o processo de construção da identidade gerencial por meio de fases vividas pelos gerentes no início de sua atuação gerencial. Para alcançar esse objetivo foi utilizada a pesquisa qualitativa, e descritiva, configurando-se como um estudo de caso, em que foram pesquisados oito gestores escolares, sendo quatro de escolas municipais e quatro de escolas estaduais. Objetivou-se conhecer como o gestor constrói sua identidade na trajetória do professor que sai da sala de aula, sem conhecimento de gestão, para dirigir uma escola, sem treinamento nessa área, e de que forma, com o decorrer de sua experiência na nova função, enfrentando desafios e tensões ligadas à administração de pessoal, delegação e autoridade, ele acaba assumindo uma nova identidade profissional, a de gestor. A configuração da identidade gerencial desses gestores entrevistados pôde ser confirmada pela vontade que expressaram de assumir o cargo, pela rede de relacionamentos que desenvolveram e pela permanência no cargo, o que indica que os gestores se identificam com a instituição escolar. Além disso, incorporam os valores da educação e os da gestão, sentem-se socializados e se veem como organização, por isso a interrupção desse processo com a questão do fim do mandato e da aposentadoria lhes causa sofrimento. Enfim, concluiu-se que a configuração da identidade gerencial dos gestores escolares pesquisados foi moldada pelo conhecimento que obtiveram nas suas experiências na direção, em que criaram novas habilidades, novas atitudes, e adquiriram uma forma de ser e pensar como gestores.

Orientador(a): MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo

ORIENTADORA (Faculdade Novos Horizontes)

Profª Drª Kely Cesar Martins de Paiva

Faculdade Novos Horizontes