Mestrando(a): WANDER LUIZ PINALI

Orientador(a): ADRIANA VIEIRA

Este trabalho constituiu-se de um estudo de caso sobre as vivências de prazer e sofrimento na profissão docente, realizado com professores efetivos do curso técnico noturno de uma Instituição Federal de Ensino localizada no município de Belo Horizonte. Foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa e qualitativa utilizando-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e as escalas: Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT), Escala de Custo Humano no Trabalho (ECHT), Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho (EIPST) e Escala de Avaliação dos Danos Relacionados ao Trabalho (EADRT) do Inventário do Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA), desenvolvidas por Mendes e Ferreira (2007). Foram aplicados 55 questionários e realizadas 10 entrevistas. Os dados foram tratados em conjunto, por meio de técnicas estatísticas univariada e bivariada, e os relatos das entrevistas foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Na análise do contexto de trabalho, o fator que causou mais insatisfação foi a organização do trabalho. Na análise dos fatores de custo humano os custos cognitivos foram mais expressivos que os custos físicos e afetivos. Na análise dos fatores de prazer, o indicador mais expressivo foi a liberdade de expressão, demonstrado principalmente pela liberdade de expressão e pela liberdade para usar a criatividade, falar sobre seu trabalho com a chefia e solidariedade entre os colegas. Na análise dos fatores de sofrimento destacou-se o esgotamento profissional demonstrado pelo esgotamento emocional, estresse e sobrecarga. Na análise dos danos relacionados ao trabalho, os danos físicos foram mais expressivos que os danos sociais e psicológicos. Na análise bivariada, não foram encontradas diferenças significativas. A análise das entrevistas indica que a maioria dos docentes considera ter prazer em seu trabalho, gosta do que faz, percebe o trabalho como espaço de crescimento e realização, não toma remédio, dorme bem, considera o ritmo de trabalho normal ou muito bom, não sofre pressão para cumprir prazos, tem autonomia e considera que existe solidariedade e confiança entre seus pares. Sugere-se a realização de pesquisas nessa temática em outras instituições de ensino, públicas ou privadas para efeitos comparativos.

 

Orientador(a): ADRIANA VIEIRA

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Adriane Vieira (Faculdade Novos Horizontes)
Profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo (Faculdade Novos Horizontes)
Profª Drª Simone Costa Nunes (PUC – MG)
Mestrando(a): WANDER LUIZ PINALI

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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