Mestrando(a): CLARA LÚCIA SACCHETTO LINHARES

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Os jogos de empresa comportamentais se configuram como importante ferramenta de aprendizagem e vêm sendo adotados no ambiente acadêmico. Isto porque, seu enfoque baseia-se no conceito da aprendizagem vivencial, em que os alunos realizam vivências simuladas com base na teoria ensinada, em um ambiente controlado, e relacionadas com a realidade. Entretanto ainda são restritos a algumas disciplinas e conteúdos. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a influência dos jogos de empresa no processo de aprendizagem, na ótica de alunos e professores de cursos de Gestão de duas IES particulares, situadas na cidade de Belo Horizonte. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa descritiva, tendo como método a pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados em alunos e professores das IES, além de entrevista com os coordenadores de cada curso. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC desenvolvida por Lefèvre e Lefèvre (2000). Verificou-se que os jogos de empresa influenciam no processo de aprendizagem uma vez que tanto os professores quanto os alunos perceberam que sua utilização em sala de aula favorece a integração da teoria com a prática, facilitando o repasse e a apreensão dos conteúdos trabalhados, acelerando o processo de aprendizagem, e proporcionando uma participação mais efetiva dos alunos, por meio de aulas dinâmicas e estimulantes. Verificou-se, também, que os jogos de empresa apresentam restrições quanto a sua utilização como método de ensino como, a necessidade de formação do professor em jogos de empresa e dinâmica de grupos; a aplicação de um jogo deve ter um objetivo claro e um foco a ser atingido. Além disso, deve ser explorado o Ciclo de Aprendizagem Vivencial ? CAV para melhor apreensão do conteúdo; e antes de sua aplicação, é necessário avaliar se o momento é adequado e se corresponde às necessidades da turma.

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Professores Drs. da Banca:

Profª. Drª. Éster Eliane Jeunon. Orientadora (Faculdade Novos Horizontes)

Profª. Drª. Marilia Novais da Mata Machado. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Mauro Calixta Tavares. Convidado 2 (Faculdade de Pedro Leopoldo)
Mestrando(a): CLARA LÚCIA SACCHETTO LINHARES

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade