Título: O PROUNI E A PROMOÇÃO DO EMPODERAMENTO DE MULHERES: um estudo com egressas de uma Instituição de Ensino Superior privada mineira
Autor: VALERIA REZENDE FREITAS BARROS
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 12/02/2015
Resumo: Esta pesquisa analisa as repercussões da graduação financiada pelo Prouni no empoderamento de mulheres formadas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito entre 2009 a 2013 em uma Instituição de Ensino Superior privada mineira, na percepção das graduadas pesquisadas, considerando o modelo de Melo (2012). Caracteriza-se como qualitativa descritiva, nos moldes de um estudo de caso. Na coleta de dados, pesquisaram-se 20 egressas, sendo 10 formadas em Administração, 6 em Ciências Contábeis e 4 em Direito, aplicando-se a elas um roteiro de entrevista semiestruturado, sendo suas falas gravadas e transcritas na íntegra, a fim de permitir a análise de conteúdo. Constatou-se que a principal facilidade encontrada pelas mulheres para ingressarem no ensino superior foi o Prouni e que os principais dificultadores foram: a escassez de recursos financeiros para arcar com as despesas de um curso superior e o ensino deficitário que cursaram. Verificou-se que, antes de se qualificarem, as mulheres pesquisadas ocupavam cargos de baixa hierarquia e de natureza mais operacional. Após se graduarem elas subiram alguns degraus na hierarquia organizacional. Identificou-se, ainda, que a graduação desencadeia o processo de empoderamento das mulheres pesquisadas, contribuindo para o empoderamento cognitivo analítico, econômico, social e cultural delas. Em relação aos fatores subjetivo e político, observou-se que as mudanças na vida das mulheres foram bastante restritas. Este estudo contribuiu, no âmbito acadêmico, para a ampliação dos estudos sobre empoderamento de mulheres na realidade brasileira, principalmente no âmbito da Administração. Como todo estudo, esta pesquisa possui limitações. Sugeriu-se a realização de mais pesquisas sobre o tema, a fim de aprofundar o empoderamento de mulheres formadas com bolsa do Prouni.
Palavras-chave: Empoderamento. Gênero. Prouni. Educação
Abstract: The following research analyses the repercussions for the PROUNI funding for women who have graduated in Business Administration, Accounting, and Law during 2009 and 2013 in a private institution of higher education in Minas Gerais, according to the perception of the surveyed graduates considering the Melo (2002) model. In the case study, it is categorized as descriptive qualitative. The data collected from 20 egresses surveyed, 10 graduates in Business Administration, 6 graduates in Accounting, and 4 in Law, to each was applied a semi-structured interview guide, with their speech recorded and transcribed in order to allow for content analysis. It was discovered that PROUNI was the easiest way for these women to get a higher education and that the shortage of financial resources for the expenses of a higher education was the hardest difficulty found from the surveyed women. It was established that before their qualification the surveyed women worked low-income or operational jobs. Soon after graduating, they found themselves in a higher level of hierarchy in their current work positions. It was also found that the graduation triggers the empowerment process in the women surveyed, contributing to the analytical cognitive empowerment, economic, social and a cultural one. With regards to subjective and political factors, it was observed that the changes in women’s lives were quite restricted. This study contributes, in the academic realm, to the expansion of women’s empowerment on studies in the Brazilian reality, particularly within Administration. As with any study, this research has its limitations. It is suggested that further research be made on this topic, in order to further the empowerment of women formed with PROUNI scholarship.
Keywords: Empowerement. Genre. Prouni. Education.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Projeto de Pesquisa: MULHERES DE SUCESSO EM SETORES PREDOMINANTEMENTE MASCULINOS DE BELO HORIZONTE: ALÉM DO TETO DE VIDRO NA CARREIRA GERENCIAL
Banca Examinadora
Orientador: MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO
KELY CESAR MARTINS DE PAIVA – Participante Externo
IVAN BECK CKAGNAZAROFF – Participante Externo
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