Autor: NORMA TEREZA DINIZ DE SOUSA PEREIRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  29/04/2008

 

RESUMO O presente trabalho tem como tema o marketing de relacionamento. Seu objetivo principal é verificar o programa “Envelhecer com Saúde”, desenvolvido pela Unimed Sete Lagoas, em duas vertentes: como ferramenta de marketing de relacionamento com os clientes da terceira idade; e como fonte de resultados para a empresa. Sua estrutura apóia-se em uma discussão teórica que procurou situar os conceitos sobre marketing, de forma genérica, e de marketing de relacionamento, de forma específica, com ênfase no marketing de relacionamento do setor da saúde. Também, aborda os assuntos: teoria sobre valor para o consumidor, satisfação e retenção do consumidor, ambiente social, envelhecimento populacional no mundo e no Brasil e estudou-se brevemente o segmento mercadológico representado pela Terceira Idade, bem como os impactos do aumento da população idosa no setor saúde e nas operadoras de planos de saúde, e promoção da saúde e prevenção de doenças. Discute-se a empresa estudada no contexto da pesquisa, com fulcro no programa “Envelhecer com Saúde”, e descrevem-se os procedimentos metodológicos utilizados no presente trabalho. Finalmente, apresentam-se as conclusões do trabalho no que tange às respostas para os objetivos pretendidos.

Palavras-chaves: Marketing de relacionamento no setor de saúde. Operadora de planos de saúde. Envelhecimento populacional no Brasil. Promoção da saúde. Prevenção de doenças.

 

ABSTRACT This work has the theme of the marketing relationship. Its main goal is to check the program “To age with Health”, developed by Unimed Sete Lagoas, in two parts: as a tool for marketing relationships with customers of the third age, and as a source of results for the company. Its structure supports up to a theoretical discussion that sought situate the concepts about marketing in general, and marketing of relationships, in a specific way, with an emphasis in marketing relationship of the health sector. Also, addresses the topics: theory of value to the consumer, the consumer satisfaction and retention, social environment, population ageing in the world and in Brazil and looked up briefly the merchandising represented by the Third Age, as well as the impacts of increased population elderly in the health sector and the operators of plans for health, and health promotion and disease prevention. It discusses the company studied in the context of search, with focus in the program “To age with Health”, and describe it is the methodological procedures used in this work. Finally, are the conclusions of the work with regard to the answers to the objectives sought.

Keywords: Marketing relationship in the sector of health. Operator of health plans. Aging population in Brazil. Health promotion. Prevention of diseases.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Roberto Minadeo – Orientador

 

Baixar arquivo: http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/10/Dissertação-Norma-Tereza-Diniz-de-Souza-Pereira.pdf