Autor: Adriana Cássia Papa

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  10/12/2007

RESUMO

Esta dissertação teve por objetivo verificar em que aspectos o fundador pode influenciar na dinâmica da cultura de uma empresa familiar. Este trabalho originou-se da inquietação de se poder contribuir com um estudo acerca de duas instituições seculares, quais sejam, a família e a empresa e pelo fato de a empresa familiar ser o segmento que mais cresce no Brasil. O referencial teórico baseou-se na articulação de três grandes eixos, quais sejam: Cultura Organizacional, Empresa Familiar e Os Fundadores. Para o alcance dos objetivos propostos realizou-se um estudo de caso, de caráter qualitativo, em uma empresa familiar de grande porte, e que há 22 anos presta serviços de manutenção no segmento industrial a diversas cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação, análise documental e entrevistas semi-estruturadas, que tiveram como base dois roteiros orientadores. A escolha dos entrevistados foi pautada no M3C – Modelo de Três Círculos, de Gersick et al. 2006. Esse modelo descreve o sistema de empresa familiar em três subsistemas independentes, mas superpostos – família, propriedade e gestão, que interagem e influenciam a dinâmica da empresa, permitindo, assim, que qualquer pessoa em uma empresa familiar seja inserida em um dos sete setores formados a partir da superposição dos círculos dos subsistemas. A análise dos dados revela que os traços da cultura organizacional da empresa pesquisada foram criados nos moldes do fundador, o que demonstra não apenas a preservação, mas também a continuidade de seus princípios. Dentre as características do estilo de gestão destacam-se: o poder de influência do fundador sobre os membros das esferas família e empresa; o paternalismo e em contrapartida a lealdade dos funcionários para com a empresa; e os processos decisórios tendendo a centralização por parte dos dirigentes familiares.  Os dados revelam ainda algumas diferenças entre a empresa pesquisada e as demais empresas familiares, quais sejam: a valorização da competência e da qualidade de serviços prestados e não do atributo antiguidade para os processos de promoções e premiações; a inexistência do autoritarismo nas relações chefia X subordinado; o planejamento, maturidade e equilíbrio do grupo familiar para que o sucessor assumisse gradualmente a administração geral; e a articulação harmoniosa entre os interesses da família e da empresa.  De modo geral pode-se dizer que a empresa pesquisada mostrou um cenário muito próximo ao apresentado no arcabouço teórico, tornando-se, portanto, inegável, a influência do fundador na dinâmica da cultura dessa empresa familiar.

Palavras-chave: Cultura organizacional. Empresa familiar.  Fundador

 

ABSTRACT

This paper intends to verify in which aspects the founder can influence in the dynamics of the culture of a family company. This work has originated from the inquietude to contribute with the study concerning two secular institutions, which are, the family and the company, as well from the fact that the family company segment has experienced a relevant growth in Brazil. The theoretical background is based on the articulation of three major axes, which are: Organizational Culture, Family Company and The Founders. In order to reach the proposed goals, a case study of qualitative character has been done in a big family company, which in the last 22 years renders maintenance services in the industrial segment to several cities in the states of Minas Gerais, São Paulo and Espírito Santo. As instruments of data collection we have used the observation, documental analysis and semi-structured interviews, based on two orienting guides. To chose the interviewed persons we have based on the M3C – Three Circles Model, from Gersick et al. 2006. This model describes the family company system in three independent sub-systems, but superimposed – family, property and management, that interact and influence the company dynamics, thus allowing any person in a family company to be inserted in one of the seven sections formed from the overlap of the sub-systems circles. The data analysis revealed that the founder has essentially molded the aspects of the organizational culture of the company, which demonstrates the preservation of his principles, and the continuity of them as well. Among the characteristics of management style we point out: the influence power of the founder upon the members of the family sphere and company sphere; the paternalism and in compensation the employees’ loyalty to the company; and the decision processes tending to be centralized on family leaders. The data still reveal some differences among the researched company and other family companies, which are: the valorization of the competence and of the quality of rendered services and not on the employee’s number of years in company for the processes of promotions and awards; the inexistence of authoritarianism in the chef versus subordinate relationships; the planning, maturity and balance of the family group so that the successor could assume the general administration gradually; and the harmonious articulation among the interests of the family and of the company. In summary the researched company has showed a scenario close to the presented theoretical background, becoming, therefore, undeniable, the influence of the founder in the dynamics of the culture of this family company.

Keywords: Organizational culture. Family company. Founder

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Profa. DR. ª Talita Ribeiro da Luz – Orientadora

 

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