Autor: KLAUS DANIEL COTTI ULRICH

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  26/02/2010

RESUMO Esta dissertação tem por objetivo analisar de que forma se configura o consumo de roupas femininas de grife por mulheres pertencentes às classes A1 e A2 em Belo Horizonte. Para a execução deste trabalho, utilizou-se de pesquisa qualitativa do tipo exploratória. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas em profundidade. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica do discurso do sujeito coletivo. A partir dos resultados, foram identificados discursos comuns e divergentes entre as entrevistadas e, também, entre as classes sociais diferentes. As principais marcas internacionais identificadas foram: Calvin Klein, Dolce & Gabbana, Guess, Lacoste, Levis, Valentino, Viviane Westwood e Yves Saint Laurent. As nacionais de luxo: Bob Stock, Carmim, Colcci, Gregory, Harney, Ellus, Fórum. Osklen, E as mineiras: Alphorria, Brasil em Gotas, Chiclete com Guaraná, DTA, Graça Otoni, Mabel Magalhães, Patachou e Viváz. Os principais resultados revelam que os objetivos da pesquisa, foram cumpridos satisfatoriamente. Em síntese, as marcas de preferência das entrevistadas não comprovaram influência de profissão, renda, faixa etária, cultura e estilo de vida sobre a escolha e o uso de roupas de luxo. Para os atributos de escolha de uma roupa de luxo, os requisitos predominantes foram: qualidade, exclusividade e design. Os fatores influenciadores do consumo de roupas de grife foram: gosto pessoal, estilo da marca, exclusividade da roupa, preço compatível, estética da roupa, localização das lojas e necessidades sociais. A busca de informações sobre as roupas de grife ocorre por meio de revistas especializadas, cinema, Internet, televisão (novelas), e lojas, com suas respectivas vitrines. As entrevistadas identificam as diferenças entre grifes para os diversos usos das roupas. Observou-se também que o descarte das roupas de luxo é preferencialmente por meio de doação.

Palavras – chave: Consumo de roupas femininas de luxo. Comportamento do consumidor. Grifes. Discurso do sujeito coletivo.

ABSTRACT The objective of this research is to analyze how the consumption of designer label clothing occurs among women of classes A1 and A2 in Belo Horizonte (Minas Gerais). In order to acquire the necessary data for this project qualitative and exploratory research were carried out through interviews with women belonging to the fore mentioned social classes. Data analysis was accomplished through the Discourse of the Collective Subject technique – DCS. Overall, common and divergent discourses were identified amongst the interviewees, also between the different social classes. The main international labels identified were: Calvin Klein, Dolce & Gabbana, Guess, Lacoste, Levis, Valentino, Viviane Westwood, Yves Saint Laurent. The national labels, with a predominance of luxury labels from Minas Gerais, were: Alphorria, Bob Stok, Brasil em gotas, Chiclete com Guaraná, Colcci, DTA. Ellus, Fórum, Graça Otoni, Gregory, Harney, Mabel Magalhães, Patachou, Viváz. The main results were fully compliant with the objectives of the research. In short, the choice and use of designer label clothing and the labels preferred by the interviewees were not influenced by profession, income, age, culture, or lifestyle. The choice of a luxury garment was attributed predominantly to quality, exclusivity, and design. The influencing factors for the consumption of luxury clothing were: personal taste, label style, exclusivity of garment, compatible price, clothes aesthetic, location of shops, and social necessity. Information on designer labels is searched and achieved through specialized publications, cinema, Internet, television (soap-operas), the shops, and the shop windows. The interviewees identified the differences between labels and the several uses of the clothes. I also observed that the preferred manner of disposing of these luxury garments was through donations.

Key words: Consumption of luxurious women’s clothing. Consumer behavior. Designer labels. Discourse of the collective subject

rea de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Profª. Drª. Ester Eliane Jeunon – Orientadora

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