Mestrando(a): GILDÉLIO ANTÔNIO DE MOURA

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Esta dissertação tem por objetivo analisar o comportamento de compra de eletrodomésticos por consumidores de baixa renda. Adicionalmente, apresentam-se as estratégias de marketing utilizadas por empresas varejistas que atuam no segmento de eletrodomésticos em Belo Horizonte para atrair este tipo de consumidor. Para que este objetivo fosse atingido, A coleta de dados foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa foram realizadas entrevistas com gerentes e vendedores das maiores empresas comerciantes de eletrodomésticos do Brasil, a saber: Casas Bahia, Magazine Luiza, Ricardo Eletro e Ponto Frio. Na segunda etapa realizou-se uma entrevista com um grupo de foco formado por oito consumidores de baixa renda. Os resultados apontam para um significativo potencial de compra desses consumidores. A compra é feita quando há real necessidade do produto e quando há valorização, principalmente, de condições de pagamento e de prazos oferecidos. O preço é importante, desde que venha aliado à qualidade do produto e aos prazos para pagamento. As estratégias mais utilizadas pelas empresas para atrair este consumidor valorizam essencialmente questões relacionadas ao preço, qualidade dos produtos e as condições dos pagamentos.

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Professores Drs. da Banca:

Profª. Drª. Éster Eliane Jeunon. Orientadora (Faculdade Novos Horizontes)
Profª. Drª. Cristiana Fernandes de Muylder. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Carlos Alberto Gonçalves. Convidado 2 (UFMG)

Mestrando(a): GILDÉLIO ANTÔNIO DE MOURA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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