Autor: MÁRIO HENRIQUE COELHO DE MELO
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 08/03/2016
RESUMO Tendo em vista o aumento da utilização das mídias sociais nas empresas como ferramenta de comunicação e gestão institucional, este estudo tem como objetivo investigar o uso das mídias sociais, ou seja, os sites de relacionamento que são criados usando a estrutura da internet em instituições de ensino profissionalizante, em particular, uma Instituição de Ensino Profissionalizante do Estado de Minas Gerais. A revisão de literatura abordou os temas comunicação organizacional, mídias sociais, mídias sociais no apoio à gestão institucional e estudos empíricos sobre o tema. Foi realizado um estudo de caso, descritivo quanto aos fins, com abordagens quantitativa e qualitativa, caracterizando uma triangulação metodológica. Na etapa quantitativa, a amostra foi composta por 208 alunos dos cursos técnicos da Unidade de Ensino Profissionalizante de Belo Horizonte, com situação “ativa” em dezembro de 2015 no sistema. Os dados advindos do questionário foram submetidos à análise estatística e indicaram que 92,40% da amostra utiliza algum site de mídia social, tendo como principais motivos de utilização publicar ou compartilhar conteúdo próprio (textos, fotos, vídeos, dicas, sites etc.), para diversão e lazer, e para se manterem atualizados. Na avaliação dos alunos, a utilização das mídias sociais pela instituição é boa, porém o principal acesso às informações da organização foi o seu site institucional. Como pontos positivos, os alunos relataram a modernidade, demonstrando que a instituição está se atualizando; a transparência, pois as mídias sociais permitem que o aluno questione e solicite explicações sobre as ações da instituição; a acessibilidade, pois é mais fácil ter acesso às informações por meio do uso das mídias sociais; e a credibilidade, pois ao estar presente nas mídias sociais, a instituição abre um canal para receber críticas, elogios e sugestões. Os alunos não apresentaram dificuldades ao buscar informações sobre a empresa nas mídias sociais. Já na etapa qualitativa da pesquisa, os sujeitos foram os doze gestores da alta administração da empresa, selecionados com base nos critérios de conveniência e acessibilidade. Os dados coletados das entrevistas semiestruturadas foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Identificou-se que uma parcela significativa dos funcionários utiliza as mídias sociais, porém essa ferramenta de comunicação serve apenas para divulgação de cursos, eventos, workshops ou palestras. Sugere-se a realização de estudos similares em outras instituições de ensino profissionalizante, de forma a ampliar as discussões acerca do uso das mídias sociais no apoio à comunicação institucional.
Palavras-chave: Comunicação Institucional, Mídias Sociais, Instituição de Ensino Profissionalizante.
ABSTRACT Given the increased use of social media in business as a communication tool and institutional management, this study aims to investigate the use of social media, or social networking sites those created using the structure of the internet in institutions vocational education, in particular, an institution of Vocational education of the State of Minas Gerais. The literature review addressed the organizational communication issues, social media, social media in supporting the institutional management and empirical studies on the subject. We conducted a case study, descriptive as to the purposes, with quantitative and qualitative approaches, featuring a methodological triangulation. In the quantitative stage, the sample consisted of 208 students of technical courses of Teaching Unit College of Belo Horizonte, with “active” status in December 2015 in the system. The data from the questionnaire were analyzed statistically and indicated that 92.40% of the sample use any social media site, the main reasons to use post or share content itself (text, photos, videos, tips, etc. sites) for fun and recreation, and to keep up. In the assessment of students, the use of social media by the institution is good, but the main access to the organization’s information was its institutional website. As positive points, students reported modernity, demonstrating that the institution is being updated; transparency because social media allow the student to question and request explanations about the actions of the institution; accessibility, it is easier to have access to information through the use of social media; and credibility as to be present in social media, the institution opens a channel to receive criticism, praise and suggestions. Students did not have difficulties to seek information about the company in social media. In the qualitative stage of the research, subjects were twelve managers of the senior management of the company, selected based on the criteria of convenience and accessibility. The data collected from semi-structured interviews were submitted to the technique of content analysis. It was identified that a significant portion of employees use social media, but this communication tool is only for disclosure of courses, events, workshops or lectures. It is suggested to carry out similar studies in other training institutions in order to broaden the discussion about the use of social media in supporting the institutional communication.
Keywords: Institutional Communications, Social Media in Professional Education Institution.
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andelecio – Orientadora
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