Mestrando(a): CARLA GASTARDELLI DE OLIVEIRA

Orientador(a): JOSÉ EDSON LARA

Este estudo tem por objetivo identificar a aplicação do Marketing de Relacionamento na instituição pesquisada, segundo uma abordagem qualitativa, buscando reconhecer e analisar os aspectos que contribuem para captar, comprometer e fidelizar o aluno. Enfim, deixá-lo confiante quanto ao serviço oferecido pela instituição e dependente de suas ofertas. Como instrumento a ser analisado, optou-se por uma instituição da rede privada da cidade de Patos de Minas, Minas Gerais, denominada Colégio Leonardo da Vinci, para conhecer a realidade escolar. Foram realizados grupos focais aplicados em alunos, entrevistas semiestruturadas a mães e questionários a diretores e coordenadores. É conhecida a grande concorrência existente neste segmento, em que organizações prestam serviços educacionais, não obstante, as dificuldades. O uso de estratégias e instrumentos que sejam atraentes torna-se cada vez mais necessário. As instituições de ensino, buscam obter um melhor desempenho, preveem resultados e objetivam a lucratividade. Essa busca pelo sucesso depara-se com um cenário dinâmico e interativo, em que sobressaem fatores como: a sobrevivência no mercado, dependência, comprometimento, confiança e fidelização. Mussnich (2005) ressalta como diferencial imprescindível a qualidade do ensino, dos materiais e dos professores, o que possibilita um contato gerador de maior crédito. Revela, ainda, que o bom conhecimento dos clientes conduz à manutenção de bons relacionamentos e à satisfação, pontos fundamentais para que se fidelize e comprometa o aluno, pois existirá a confiança. Em educação, é importante que pais e alunos tenham uma boa experiência com a escola, a fim de se sentirem motivados a manterem seu relacionamento e, também, funcionarem como multiplicadores da marca da escola.

Orientador(a): JOSÉ EDSON LARA

Professores Drs. da Banca:

Banca: Prof.Dr.Wendel Alex de Castro Silva

Prof. Dr. Marcelo de Rezende Pinto – PUC Minas