Título: INOVAÇÃO E O CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR: um estudo de caso sobre a percepção de gestores da área comercial de uma indústria automobilística

Autor:  Cintia Moreira Gonçalves

Data da Defesa:  22/12/2008

Resumo: A partir da chamada era da “Nova economia”, com o advento do desenvolvimento tecnológico, dos sistemas de informação e da globalização dos mercados, a inovação que gera conhecimento passou a ser entendida como a mola propulsora das organizações. No Brasil, todo esse ciclo de mudanças coincide com o processo de democratização e com a abertura do mercado, a partir dos anos de 1990, após décadas de descontrole inflacionário, crise econômica, déficit entre regulação e tecnologia, e enfraquecimento das instituições. É também nesse cenário, e como forma de impulsionar o produtor nacional para enfrentar a concorrência estrangeira, que, dentre uma série de medidas, entra em vigor o Código de Defesa do Consumidor, idealizado no intuito de regular as relações entre fornecedores e consumidores e equilibrar uma balança há muitos anos desequilibrada. De grande relevância para a economia nacional, a indústria automobilística, já estava estabelecida no País nessa época, representada por quatro montadoras, em conseqüência, passaram por toda essa transição. Buscou-se com este trabalho, elucidar a seguinte questão: O Código de Proteção e Defesa do Consumidor pode gerar inovação e competitividade para o setor automobilístico brasileiro? Para tanto, estabeleceu-se o objetivo geral de apurar se, na percepção dos gestores da área Comercial de uma indústria automobilística no Brasil, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor gera inovação e competitividade. A metodologia eleita para a execução da pesquisa apoiou-se no estudo de caso, que teve como unidade de observação uma indústria automobilística sediada na região Sudeste brasileira e como unidade de análise, os gestores da divisão Comercial. Sustentado no arcabouço teórico desenvolvido com base em inovação, competitividade e direitos do consumidor e tendo em vista os dados obtidos em campo, foi possível responder ao problema de pesquisa e concluir que no universo pesquisado o Código de Proteção e Defesa do Consumidor pode, sim, ser aliado à idéia de inovação, que gera conhecimento e que, por sua vez, conduz à manutenção da competitividade.

Palavras-Chaves: Inovação. Conhecimento. Competitividade. Defesa do consumidor. Estudo de caso.

Abstract: Since the so-called “New economy” era, with the advent of the technological development, information systems and markets globalization, the innovation that generates knowledge started to be understood as the propeller spring of the organizations. In Brazil, all this cycle of changes coincides with the democratization process and with the opening of the market, from the 90’s, after decades of uncontrolled inflation, economic crisis, deficit between regulation and technology, and weakness of the institutions. It is also in this scene, and as a way to stimulate the national producer to face the foreign competition, that, amongst a series of measures, enters in vigor the Consumer Protection Bill , idealized with the intention of regulating the relations between suppliers and consumers and to balance a scale many years unbalanced. Of great relevance for the national economy, the automotive industry, which was already established in the Country at this time, represented by four brands, in consequence went through all this transistion. This work was meant to elucidate the following question: Can the Consumer Protection Bill generate innovation and competitiveness for the Brazilian automotive sector? For that, it was established as a general objective to verify if, in the perception of the managers of the Commercial area of an automobile industry in Brazil, the Consumer Protection Bill generates innovation and competitiveness. The elected methodology to execute the research was case study and had as universe an automotive industry in the Brazilian Southeastern region and as sample, the managers of the Commercial division. Supported by the theory developed based on innovation, competitiveness and consumer rights and considering the data acquired in the study field, it was possible to answer the research problem and to conclude that in the researched universe the Consumer Protection Bill  can, indeed, support the innovation idea, which generates knowledge which lead to the maintenance of the competitiveness.

Keywords: Innovation. Knowledge. Competitiveness. Defense of the consumer. Case study.

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Problema de Pesquisa: “O Código de Proteção e Defesa do Consumidor pode gerar inovação e competitividade para o setor automobilístico brasileiro?

Orientador: Profª. Drª. Cristiana Fernandes De Muÿlder

Profª Drª Ester Eliane Jeunon– Docente