Mestrando(a): MARIA GORETI BOAVENTURA

Orientador(a): MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO

Este estudo tem por objetivo identificar e analisar o processo de inserção de mulheres empreendedoras no setor de moda em Belo Horizonte. Para tanto, buscou identificar o perfil, a história pessoal e a trajetória profissional das mulheres pesquisadas, considerados decisivos para a criação e manutenção de suas empresas; e fazer o levantamento das principais facilidades, dificuldades e oportunidades encontradas pelas empreendedoras em sua trajetória profissional. Procurou-se responder às seguintes questões: a) Qual é o perfil empreendedor das mulheres pesquisadas; b) Como se deu a inserção de mulheres empreendedoras no setor de moda em Belo Horizonte; e c) Que fatores foram considerados decisivos para a criação e manutenção de suas empresas? Na Introdução, procurou-se contextualizar a inserção feminina no mercado de trabalho, em especial no setor de moda em Belo Horizonte, destacando-se a atividade empreendedora. No Referencial Teórico, que deu embasamento ao desenvolvimento da pesquisa, procurou-se, primeiro, analisar a importância econômica, cultural e psicossocial da moda, a indústria de moda no cenário nacional, as características da indústria de moda e a inserção da mulher no mercado de trabalho (análise de gênero); segundo, apresentar os principais conceitos e abordagens sobre empreendedorismo, principalmente quanto ao enfoque econômico, que defende o espírito inovador e tem em Joseph Schumpeter seu principal representante, e ao comportamental, que se baseia em estudos de David McClelland; terceiro, conhecer os principais conceitos e características de um empreendedor; e, quarto, abordar os estudos mais recentes sobre o empreendedorismo feminino e o processo gestor de mulheres empreendedoras. Para atingir os objetivos da pesquisa foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, com 11 mulheres que estivessem à frente do próprio negócio há mais de cinco anos, podendo ser sócias ou não. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas, utilizando um roteiro semiestruturado. Os relatos foram gravados, transcritos e tabulados. A análise dos dados obedeceu à técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam haver semelhança de características entre as empreendedoras analisadas neste estudo com resultados observados em outros estudos, tais como: perfil empreendedor, autopercepção positiva sobre o próprio perfil empreendedor, capacidade de transformar ideias e expectativas em realidade, busca da realização pessoal e profissional e preocupação com a qualidade de vida e com o futuro do empreendimento. Verificou- se que as entrevistadas não foram movidas pela necessidade, e sim pela oportunidade, pela paixão e por gostarem do que fazem. Por fim, foram feitas sugestões para estudos futuros.

Orientador(a): MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO

Professores Drs. da Banca:

Banca examinadora:

Orientadora – Profª. Drª. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo
Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Alfredo Alves de Oliveira Melo
Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Mauro Calixta Tavares –
Faculdade Pedro Leopoldo


Mestrando(a): MARIA GORETI BOAVENTURA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

:: baixar arquivo