Mestrando(a): EDVALDO PEREIRA MATEUS
Orientador(a): SIDNEY LINO DE OLIVEIRA
A representatividade do mercado de bebidas ganha grandes proporções quando se pensa na geração de empregos diretos e indiretos que ele movimenta. Com diferentes tipos, sabores e texturas, os investimentos advêm de grandes e pequenas empresas, o que, cada vez mais, consolida o produto no mercado. Segundo dados do Sindicerv (2007), o Brasil é o quinto maior produtor de cerveja do mundo, com 8,5 bilhões de litros/ano, estando atrás apenas da China, com 27 bilhões de litros/ano, Estados Unidos, com 23,6 bilhões de litros/ano, Alemanha, com 10,5 bilhões de litros/ano, e Rússia, com 9 bilhões de litros/ano. O mercado brasileiro de bebidas teve sua concorrência acirrada com a entrada de novos produtos e de novas empresas nos últimos anos, levando as maiores empresas do mercado de cervejas – AMBEV, FEMSA Cerveja Brasil e Schincariol – a estarem em constante disputa. A sobrevivência delas depende de seu posicionamento e das estratégias competitivas que adotam, da agilidade na tomada de decisões e da efetividade operacional. Os fatores apresentados justificam a questão que motiva esta análise: ?Quais são os fatores determinantes de competitividade do segmento de cervejas, segundo a ótica de clientes das empresas AMBEV, FEMSA Cerveja Brasil e Schincariol, na região de Sete Lagoas – MG??. Ou de forma mais ampla ?O que leva um cliente a preferir distribuir a cerveja A, X ou Z?? A pesquisa buscou identificar os fatores determinantes e diferenciais para a competitividade destas empresas cervejeiras, de acordo com a percepção dos clientes. Diferente de outros estudos, esta pesquisa pretende esclarecer como o cliente ?percebe? as estratégias adotadas pelas empresas para competirem no mercado, fator determinante e diferencial em sua escolha de compra entre uma empresa ou outra. Para o alcance do objetivo principal deste trabalho, cabe dizer que este se fundamentou em uma pesquisa quantitativa, alicerçada em uma pesquisa de campo que utilizou como principal instrumento para a coleta de informações primárias o questionário.
Orientador(a): SIDNEY LINO DE OLIVEIRA
Professores Drs. da Banca:
Prof. Dr. Sidney Lino de Oliveira.Orientador (Faculdade Novos Horizontes)
Profª. Drª. Aleixina Maria Lopes Andalecio. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Plinio Rafael Reis Monteiro. Convidado 2 (Faculdade Novos Horizontes)
Mestrando(a): EDVALDO PEREIRA MATEUS
Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações