Autor: FERNANDA CAROLINA FERNANDES
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 07/06/2016
RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar e descrever os níveis de estresse ocupacional e suas manifestações na percepção de docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) de Minas Gerais. Procurou-se identificar os principais sintomas, principais fontes de tensão no trabalho e estratégias de defesa e/ou resistência ao estresse. O tipo de pesquisa utilizada nesta dissertação classifica-se como um estudo descritivo com abordagem quantitativa. O método de pesquisa envolveu um estudo de caso quantitativo. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário aderente ao Modelo Teórico de Explicação do Estresse Ocupacional (MTEG), desenvolvido e validado por Zille (2005) e adaptado por Silva (2015) para o estudo com docentes. A população estudada envolveu 154 docentes efetivos do magistério superior e, a amostra obtida contou com 81 docentes. Os softwares Excel e PASW Statistics versão 18.0.0 foram utilizados para o processamento dos dados, os quais foram analisados com base na estatística descritiva, uni e bivariada. Os resultados demonstraram que 70,4% dos docentes pesquisados apresentaram estresse ocupacional, sendo 49,4% com nível de estresse leve/moderado, 17,3% com estresse intenso e 3,7% dos docentes com estresse muito intenso. Os docentes que não apresentaram quadro de estresse foram 29,6%. Os principais sintomas de estresse identificados entre os docentes foram: dor nos músculos do pescoço e ombros, fadiga, nervosismo, ansiedade, angústia e dor de cabeça por tensão. As principais fontes de tensão no trabalho identificadas foram: realização de várias atividades ao mesmo tempo; execução de trabalho complexo; muitos prazos e prazos apertados como rotina. As principais fontes de tensão do indivíduo diagnosticadas foram: não conseguir desligar-se das atividades do trabalho; levar a vida de forma muito corrida, realizando cada vez mais trabalho em menos tempo; pensar e/ou realizar frequentemente duas ou mais coisas ao mesmo tempo, com dificuldade de concluí-las. As principais fontes de tensão excessivas existentes no ambiente laboral foram: relacionamentos interpessoais de má qualidade; infraestrutura inadequada e muitas exigências por parte da Instituição. Dentre as estratégias pessoais de resistência ao estresse identificadas, as principais foram: atividade física; passar tempo com família e amigos. Neste estudo foi possível constatar que docentes do sexo feminino apresentaram maior incidência de estresse ocupacional se comparados aos docentes do sexo masculino.
Palavras-chave: Estresse ocupacional. Docente. Instituição Federal de Ensino Superior.
ABSTRACT The objective of this study was to analyze and describe the occupational stress levels and its manifestations in the perception of teachers of a federal institution of higher education in Minas Gerais. We sought to identify the main symptoms, the main sources of tension at work and strategies of defense and / or resistance to stress. The research that led to this thesis is classified as a descriptive study with a quantitative approach. The research method involved a quantitative case study. For data collection was used the questionnaire adhering to the theoretical model of the Occupational Stress Explanation (MTEG), developed and validated by Zille (2005) and adapted by Silva (2015) to study with teachers. The study population involved 154 effective teachers of university teaching and the obtained sample has 81 teachers.The software PASW Statistics version 18.0.0 and Excel were used for data processing, which were analyzed using univariate and bivariate descriptive statistics. The results showed that 70.4% of surveyed teachers had occupational stress. 49.4% of them presented mild / moderate level of stress, 17.3% was with intense stress and 3.7% of teachers were with very intense stress. Teachers who do not present stress symptoms were 29.6%. The main symptoms of stress identified among teachers were pain in the neck and shoulder muscles, fatigue, nervousness, anxiety and tension headache. The main sources of tension identified in the study were: carrying out various activities at the same time; execution of complex work; many deadlines and tight deadlines as routine. The main sources of the individual’s tension diagnosed they were: not to get to separate of the activities of the work; to take the form life very race, accomplishing work more and more in less time; to think e/ou to accomplish two or more things frequently at the same time, with difficulty of concluding them. The main excessive tension sources existing in the work environment were: interpersonal relationships of poor quality; inadequate infrastructure and many demands by the institution. The main personal strategies of resistance to stress identified were: physical activity; spending time with family and friends. In this study it was found that female teachers had higher incidence of occupational stress compared to male teachers.
Keywords: Occupational stress. Teacher. Federal Institution of Higher Education..
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade
Banca Examinadora
Prof. Dr. Antônio Luiz Marques– Orientador
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