Título: ESTRESSE EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: estudo em uma escola social no sul do estado de Minas Gerais

Autor: TALITA ALVARENGA RIBEIRO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa: 20/03/2015

Resumo: Nos dias atuais, os professores encontram-se inseridos em um ambiente de trabalho com vários estressores, que podem levá-los a quadros de estresse ocupacional. Este estudo tem por objetivo “Identificar e analisar, na percepção dos sujeitos pesquisados, o estresse no trabalho dos docentes que atuam em uma escola social de ensino fundamental localizada no sul do estado de Minas Gerais”. Foram entrevistados 14 professores de ensino fundamental. A pesquisa foi descritiva, de abordagem qualitativa, recorrendo ao estudo de caso como método. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. No primeiro momento, foi realizado um levantamento documental, cujo objetivo foi contextualizar a escola na qual os professores trabalham e levantar outras informações que possibilitasse a caracterização do papel ocupado pelos docentes. No que diz respeito ao estresse ocupacional, adaptou-se o modelo teórico do estresse ocupacional (MTEG), desenvolvido e validado por Zille (2005). A coleta de dados se deu por meio de um roteiro de questões, as quais permitiram aos entrevistados falar livremente de sua vida profissional. Os dados foram tratados utilizando-se como base a análise de conteúdo. A partir do tratamento dos dados coletados, emergiram categorias relacionadas ao contexto do trabalho (fontes de tensão no trabalho, estratégias de enfrentamento e realização profissional) e ao estresse ocupacional (análise do estresse). As subcategorias associadas à categoria fontes de tensão no trabalho, em ordem de importância e frequência, foram: pontos negativos da escola; situações tensionantes no trabalho; frequência e intensidade destas situações de tensão; como essas situações tensionantes afetam os docentes; situações de tensão relacionadas ao trabalho; situações tensionantes prioritárias a serem resolvidas; situações mais difíceis de serem resolvidas; ações para adequar o ambiente de trabalho e minimizar as situações tensionantes; situações de tensão percebidas em relação aos colegas de trabalho. Quanto à categoria estratégias de enfrentamento, as subcategorias que emergiram foram: estratégias utilizadas para minimizar ou eliminar as fontes de tensão no trabalho; pontos positivos da escola; prática de hobbies; e atividades físicas realizadas pelos professores. Já para a categoria realização profissional, destacaram as subcategorias: realização profissional, mudança de emprego e insatisfação salarial. Para o estresse ocupacional, no que se refere à categoria, análise do estresse, as subcategorias observadas foram: principais sintomas relatados pelos professores, frequência e intensidade, percepção dos professores quanto ao estresse, frequência e intensidade desta percepção e outras questões relacionadas ao estresse ocupacional. Os resultados evidenciaram que a indisciplina é tida como a principal fonte de tensão no trabalho. Conversas com os colegas de trabalho e com familiares constituíram-se na principal estratégia de enfrentamento para as fontes de tensão no trabalho. Mesmo diante de muitos problemas e de fontes de tensão na escola, 50% dos professores se sentem realizados profissionalmente, mas insatisfeitos com os salários. Já no contexto do estresse ocupacional, os resultados demonstraram que os professores manifestam sintomas tais como: nervosismo, ansiedade, ímpetos de raiva, dor nos músculos do pescoço e ombros, insônia, angústia, dor de cabeça por tensão e fadiga. Esses sintomas aparecem quase todos os dias e de forma muito intensa. Evidenciou, ainda, que 12 professores (85,71%) se consideram frequentemente estressados e de forma intensa. As agressões físicas e verbais dos alunos foram consideradas uma fonte de tensão que influencia de forma importante o estresse ocupacional na percepção dos professores

Palavras-chave: Estresse ocupacional. Docência. Ensino fundamental. Escola social.

Abstract: Nowadays, teachers find themselves inserted in a working environment with multiple stressors that can lead them to occupational stress. This study aims to “identify and analyze, in the perception of the subjects studied, the stress in the work of teachers working in a primary school of social school located in the southern state of Minas Gerais.” We interviewed 14 teachers of elementary school. The research was descriptive, qualitative approach, using the case study as a method. The instruments used for data collection were documentary research and semi-structured interviews. At first, there was a documentary survey, which aimed to contextualize the school in which teachers work and submit other information to allow the characterization of the role played by teachers. With regard to occupational stress, the adapted theoretical model of occupational stress (MTEG) developed and validated by Ziller (2005). The data collection was carried out through a list of questions, which allowed respondents to speak freely of his professional life. The data were processed using as basis the content analysis. From the treatment of the collected data, there were categories related to the work context (sources of tension at work, confrontation strategies and job satisfaction) and occupational stress (stress analysis). The subcategories associated with the category sources of tension at work, in order of importance and frequency, were negatives school; stressful situations at work; frequency and intensity of such stressful situations; how these stressful situations affect teachers; stressful situations related to work; priority Stressful situations to be resolved; more difficult situations to be resolved; actions to adapt the work environment and minimize stressful situations; stressful situations perceived in relation to co-workers. As for the category coping strategies, the subcategories that emerged were: strategies used to minimize or eliminate the sources of tension at work; strengths of the school; practice of hobbies; and physical activities performed by teachers. As for job satisfaction category, highlighted the sub-categories: job satisfaction, change of job and salary dissatisfaction. For occupational stress, in respect to the category, stress analysis, the subcategories were observed: main symptoms reported by teachers, frequency and intensity, perception of teachers as to stress, frequency and intensity of this perception and other issues related to occupational stress. The results showed that the discipline is seen as the main source of tension at work. Conversations with co-workers and family members were formed in the main strategy of confrontation for sources of tension at work. Even in the face of many problems and voltage sources at school, 50% of teachers feel professionally made, but dissatisfied with payment. In the context of occupational stress, the results showed that teachers have symptoms such as nervousness, anxiety, anger outbursts, pain in the neck and shoulder muscles, insomnia, anxiety, headache by tension and fatigue. These symptoms appear almost every day and very intensely. Also highlighted that 12 teachers (85.71%) is often considered stressed and intensely. The physical and verbal abuse of students were considered a source of tension that influences significantly occupational stress in the perception of teachers.

Keywords: Occupational stress. Teaching. Elementary school. Social school.

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Projeto de Pesquisa: Estresse Ocupacional: estudo com mulheres gestoras que atuam em empresas privadas no estado de MINAS GERAIS

Banca Examinadora

Orientador: LUCIANO ZILLE PEREIRA

ANTONIO LUIZ MARQUES – Docente

ANDERSON DE SOUZA SANT ANA – Participante Externo

 

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