Mestrando(a): EVERSON GLICÉRIO MARTINS

Orientador(a): CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER

Esta pesquisa objetivou comprovar se a intenção de um consumidor em um dado local, disposto a comprar em uma loja situada em região de comércio especializado, está relacionada com a distância e a variedade de sortimentos que ela possui. Utilizou-se o modelo de Huff e MacCallum, que faz uma estimativa da probabilidade de escolha de uma loja por um cliente. Esta é uma ferramenta de apoio à decisão sobre a localização. A escolha de um ponto comercial é importante nas decisões de marketing, pois é de difícil reversão e pode causar falência. Por este motivo, devem ser usadas técnicas de apoio à decisão. A revisão teórica deste estudo aborda os principais conceitos de localização varejista, área de influência e técnicas de apoio ao geomarketing. A pesquisa é objetiva, quantitativa, básica e dedutiva. Um dos métodos de coleta de dados foi o survey, mediante a aplicação de questionários semiestruturados e entrevistas com perguntas abertas. A aplicação do modelo foi realizada tendo como unidade de análise as lojas de componentes eletro-eletrônicos estabelecidas no quarteirão da Rua Carijós, em Belo Horizonte; como unidade de observação os consumidores destes produtos e como população os clientes. A amostra foi não probabilística e por acessibilidade. Com os dados, fez-se a calibragem do modelo e analisaram-se as estatísticas dos coeficientes das variáveis independentes. Ao final da pesquisa, concluiu-se que por ser igual para todas lojas, o coeficiente da distância não pôde ser calibrado. A variável variedade de sortimentos confirmou as expectativas do modelo.

Orientador(a): CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER

Profª. Drª. Cristiana Fernandes de Muylder. Orientadora (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Henrique Cordeiro Martins. Convidado 2 (FUMEC)