Autor: Vagner Antônio Vietas Marques

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/02/2022

Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de identificar e analisar os efeitos do estilo
parental e da food well-being sobre o comportamento alimentar de crianças com
acesso aos advergames. Para compor o arcabouço teórico foi realizada uma Revisão
Sistemática da Literatura sobre os advergames. Também nortearam este estudo as
Teorias do Comportamento Planejado, a Food Well-Being e estilo parental.
Metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva com abordagem
qualitativa, cujo método foi um estudo de caso, com coleta de dados por meio de
entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos de pesquisa foram pais ou responsáveis que
têm filhos entre 5 e 11 anos de idade com acesso aos advergames. A análise dos
dados foi baseada nos passos delimitados pela análise de conteúdo, o que possibilitou
a identificação dos códigos analíticos Advergame, Estilo Parental e Food Well-Being,
atendendo, portanto, aos objetivos específicos traçados. Concluiu-se que os
advergames são uma importante ferramenta de marketing, mas devem ser
acompanhados de perto pelos pais, evitando que crianças não tenham o
comportamento alimentar alterado pelos anúncios de alimentos não saudáveis. Neste
estudo, os pais demonstraram um desconhecimento prévio do que seriam os
advergames. Uma consciência digital deve ser despertada. Para tanto, os pais devem
buscar conhecimento necessário e se dedicarem aos filhos no sentido de estimular
atividades ao ar livre em detrimento de jogos eletrônicos e uma alimentação mais
saudável, a fim de otimizar o desenvolvimento físico e psicológico, além das
habilidades sociais. Os pais que participaram do estudo demonstraram
desconhecimento em relação aos advergames, o que desperta um alerta para órgãos
competentes. Foram identificados, predominantemente, traços de estilo parental
autoritativo, o que foi considerado um ponto positivo, no sentido de se encontrar
crianças mais bem amparadas e preparadas para um futuro cada vez mais digital.
Para o futuro, observou-se a necessidade de estudos quantitativos sobre o tema, para
corroborar os achados descritos, principalmente no contexto da lei de proteção de
dados pessoais. Como contribuição do estudo, pode-se citar um olhar crítico a partir
da percepção dos pais sobre os advergames. O limite do estudo foi a realização de
entrevistas on-line, devido à pandemia de covid-19.
Palavras-chave: Crianças; Advergames; Estilo parental; Teoria do comportamento
planejado; Food well-being

ABSTRACT
This study was carried out with the aim of identifying and analyzing the effects of
parenting style and food well-being on the eating behavior of children with access to
advergames. To compose the theoretical framework, a Systematic Review of the
Literature on advergames was carried out. The Theories of Planned Behavior, Food
Well-Being and parenting style also guided this study. Methodologically, a descriptive
research with a qualitative approach was developed, whose method was a case study,
with data collection through semi-structured interviews. The research subjects were
parents or guardians who have children between 5 and 11 years of age with access to
advergames. Data analysis was based on the steps defined by the content analysis,
which made it possible to identify the analytical codes Advergame, Parental Style and
Food Well-Being, thus meeting the specific objectives outlined. It was concluded that
advergames are an important marketing tool, but they must be closely monitored by
parents, preventing children from having their eating behavior altered by unhealthy
food advertisements. In this study, parents demonstrated a prior lack of knowledge of
what advergames would be. A digital conscience must be awakened. Therefore,
parents should seek the necessary knowledge and dedicate themselves to their
children in order to encourage outdoor activities to the detriment of electronic games
and healthier eating, in order to optimize physical and psychological development, in
addition to social skills. The parents who participated in the study showed a lack of
knowledge about advergames, which raises an alert for competent bodies. Traits of
authoritative parenting style were predominantly identified, which was considered a
positive point, in the sense of finding children better supported and prepared for an
increasingly digital future. For the future, there is a need for quantitative studies on the
subject, to corroborate the findings described, especially in the context of the personal
data protection law. As a contribution of the study, a critical look can be cited from the
parents’ perception of advergames. The limit of the study was the conduct of online
interviews, due to the covid-19 pandemic.
Keywords: Children; Advergames; Parenting style; Theory of planned behavior; food
well-being

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Orientador: Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki

Prof. Dr. Jefferson Rodrigues Pereira – Docente

Prof. Dr. Carlos Alberto Gonçalves – Participante Externo

Prof.ª Dr.ª Margarete Schimdt – Participante Externo

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