Mestrando(a): MARIANA PESSOA MASCARENHAS

Orientador(a): Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva

 

Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção do corpo docente e discente dos cursos de Administração das Instituições de Ensino Superior (IES) da RMBH – MG quanto ao ensino e aprendizagem na formação da nova geração de Administradores para a Sustentabilidade. Ainda assim irá apresentar a percepção dos coordenadores de curso, estratégias de ensino e a caracterização destas IES como um conjunto de categorias que influenciam na relação ensino-aprendizagem. O modelo teórico utilizado foi baseado na pesquisa de Hart e Milstein (2004) e Sgarbiet al. (2008) definindo 47 jargões sustentáveis presentes em estudos relacionados à Administração. Para tal análise, trinta e duas IES que possuem disciplinas de sustentabilidade ou relacionadas à temática foram selecionadas. Os coordenadores destas instituições foram entrevistados utilizando-se uma abordagem qualitativa e os docentes e discentes foram questionados utilizando-se uma abordagem quantitativa. A metodologia utilizada para a análise dos dados na abordagem qualitativa foi a análise de conteúdo, e para a análise quantitativa utilizou-se a análise univariada e análise multivariada. Pôde ser evidenciado, nas percepções do corpo docente, discente e dos coordenadores de curso, que a formação sustentável está muito aquém do idealizado e, portanto, deve ser melhorada. Pôde ser igualmente evidenciado, comparando as percepções entre os três sujeitos de pesquisa, que na percepção discente o ensino sustentável está sendo mais aplicado do que na percepção docente e na dos coordenadores de curso.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Henrique Cordeiro Martins

FUMEC

Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

 Área de concentração: Organização e estratégia

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