Mestrando(a): DENISE LEITOGUINHO ROSSI

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

O presente trabalho buscou identificar e analisar as dimensões teóricas do empreendedorismo internacional, tendo em vista o processo de internacionalização de uma grande empresa mineira do setor alimentício. Para a realização da pesquisa adotou-se o modelo de Dimitratos e Plakoyiannaki (2003), que definiram cinco dimensões constitutivas do empreendedorismo internacional (EI): é um fenômeno que abrange toda a empresa; é um processo em que os resultados são aferidos a médio e longo prazo; é sustentado por uma cultura organizacional empreendedora; está associado diretamente ao papel do empreendedor na identificação e exploração de oportunidades de negócios; e é um processo que agrega valor para a firma. O referencial teórico se estruturou dentro de três grandes pólos. O primeiro refere-se à internacionalização da firma e suas principais perspectivas; o segundo trata dos fatores estratégicos e relacionais de entrada e desempenho da firma no mercado estrangeiro; e o terceiro aborda as dimensões constitutivas do empreendedorismo internacional. Para alcançar o objetivo proposto pela pesquisa, realizou-se um estudo de caso de natureza exploratória, onde os dados foram coletados de maneira qualitativa, através da realização de entrevistas individuais semi-estruturadas utilizando-se quatro diferentes roteiros, além de análise documental. Participaram da pesquisa um diretor comercial, uma gerente de Relações Internacionais, uma gerente de Marketing, um gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos, um analista sênior de comércio exterior e três assistentes administrativos da área de Comércio Exterior (Comex). Para avaliação e tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Investigando a trajetória de internacionalização da empresa pesquisada, ficou evidenciado que várias questões importantes a caracterizam como uma empresa empreendedora, já que se estabeleceu primeiramente no mercado brasileiro, partiu de um ?acontecimento ao acaso? para realizar seu primeiro negócio internacional, aproveitou esta oportunidade para iniciar suas exportações e ampliar sua rede de relacionamentos no exterior. Ficou comprovado que o EI é um fenômeno que perpassa toda a empresa, envolvendo não somente os níveis hierárquicos top. Há trinta e três anos a empresa mantém relações comerciais com o mercado externo, amplia gradativamente os investimentos e afere os resultados em médio e longo prazo. Por fim, todo esse processo agrega valor à firma.

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Professores Drs. da Banca:

Valéria Maria Martins Júdice e Adelaide Maria Coelho Baêta

Mestrando(a): DENISE LEITOGUINHO ROSSI

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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