Mestrando(a): EVALDO ZEFERINO RODRIGUES
Orientador(a): Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva
O método custeio baseado em atividade e tempo (Time-Driven Activity Based Costing) ou TDABC simplifica o processo de custeio, e permite que a alocação dos custos dos recursos seja feita por meio dos objetos de custos (pedidos, produtos e clientes). Este método é indicado, principalmente, para organizações que estão inseridas em um contexto de alta competitividade, de crescimento dos custos e de despesas indiretas e de diversificação de produtos e serviços. As instituições privadas de ensino superior (IES) estão inseridas nesse contexto, o que exige cada vez mais a modernização dos seus métodos para controlar os custos e auxiliar na tomada de decisões, de modo a garantir a permanência da organização no mercado altamente competitivo. O objetivo desta pesquisa foi a aplicação do método TDABC em uma IES do interior de Minas Gerais. A partir deste estudo de caso, constataram-se como resultados: (i) o método é aplicável em organizações de ensino; (ii) foi possível verificar os processos de negócio da IES, os processos operacionais principais e secundários de cada departamento; (iii) foram identificadas as atividades e tarefas realizadas em cada departamento que absorvem custos indiretos; (iv) precificação da taxa do custo de capacidade e a definição dos objetos a serem custeados. Porém, o método TDABC foi adaptado para a IES analisada nesta pesquisa, devido a algumas limitações decorrentes dos controles internos existentes na instituição, utilizando-se, assim, a situação possível e não a ideal. Um avanço deste estudo com o propósito de aplicar o TDABC de forma mais precisa permitirá mais informações, o que ajudará nas decisões gerenciais.
BANCA EXAMINADORA:
Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva
ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha
Faculdade Novos Horizontes
Prof. Dr. Marcio Augusto Gonçalves
UFMG – FACE
Linha de Pesquisa: TECNOLOGIA DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE.
Área de concentração: Organização e estratégia