Mestrando(a): FERNANDO TOLEDO ALMEIDA

Orientador(a): ALEIXINA MARIA LOPES ANDALÉCIO

O setor de alimentos possui grande importância na economia do Brasil e se encontra cada dia mais competitivo e com indústrias que buscam conquistar cada dia mais o mercado. Para que as empresas alcancem e mantenham-se em posição de destaque, é importante que possuam sistemas e controles capazes de auxiliar no processo de tomada de decisões. Entretanto, para que os tomadores de decisões possam se basear corretamente nas informações que possuem, é fundamental que o sistema de informações seja capaz de gerar informações confiáveis e hábeis e que os usuários desse sistema estejam aptos para utilizá-lo corretamente. Esse estudo visou analisar, na percepção dos gerentes e analistas, a eficácia dos controles internos definidos em um sistema de ERP para que uma organização alcance seus objetivos empresariais de forma eficiente, garantindo a segurança dos ativos e a adesão operacional aos padrões determinados pela administração. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa que teve por meio um estudo de caso realizado em uma empresa do segmento alimentício localizada em Belo Horizonte – MG. Os sujeitos da pesquisa compreenderam as gerências da empresa e os respectivos analistas. A coleta dos dados primários se deu através de entrevistas semiestruturadas realizadas com os gerentes e analistas da empresa, enquanto os dados secundários foram obtidos através da consulta a documentos e arquivos da empresa. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Após a análise das entrevistas, foi possível concluir que os entrevistados consideram os controles internos importantes para que se mantenha um nível de controle e conformidade nos procedimentos operacionais. Eles consideram ainda que os controles são capazes de aumentar a confiabilidade nas informações constantes no sistema, entretanto ressaltam a necessidade de treinamento e maior divulgação dos controles internos existentes para que possam seguir corretamente as diretrizes da empresa. Outro aspecto que os entrevistados observaram foi a possibilidade de engessamento das normas que necessitam de revisões periódicas para evitar que as mesmas fiquem desatualizadas. Dessa forma, constatou-se que os controles internos precisam estar bem definidos e fazer parte da cultura organizacional, sendo de conhecimento de todos os funcionários da empresa para que se possa garantir uma correta utilização do sistema e alcançar uma contínua melhoria nos procedimentos operacionais.

Orientador(a): ALEIXINA MARIA LOPES ANDALÉCIO

Professores Drs. da Banca:

 

Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andalécio

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

 

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva

Faculdade Novos Horizontes

 

Prof. Dr. Antônio Artur de Souza

UFMG

Mestrando(a): FERNANDO TOLEDO ALMEIDA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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