Mestrando(a): MARYELLE CAROLINA GONÇALVES SOARES
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa
Dentre as inúmeras formas de consumo, o de moda se destaca no mercado consumidor, por conter valores e significados sociais e psicológicos que fazem relevantes o seu entendimento, expressando a construção da identidade dos indivíduos por meio do vestuário, acessórios, perfumes e maquiagens, entre outros. A proposta deste estudo foi descrever e analisar como a interação que acontece nos blogs de moda feminina influencia os hábitos de consumo de leitoras/consumidoras. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado por meio de uma netnografia em três blogs de moda feminina acompanhados diariamente durante seis meses. Os dados coletados foram tratados à luz da análise de conteúdo. A partir da análise dos dados foi possível identificar que os assuntos mais tratados nos três blogs foram moda, beleza, juventude, autoestima e lançamentos, looks diários, cobertura de eventos de moda, dicas de cuidados com as unhas e dicas de maquiagem. No que tange a influência dos blogs, observou-se que as blogueiras possuem o poder de referência de conhecimento e de informação e que são fontes intensas de inspiração para as leitoras. Quanto ao sentimento de pertencimento identificou-se que as leitoras possuem o sentimento de pertencimento ao blog. Evidenciou-se que as blogueiras também consideram as leitoras pertencentes a esse universo. Identificou-se também que além de as leitoras estarem satisfeitas sinais de fidelidade aos blogs acompanhados foram evidenciados. As demonstrações de afeto podem ser vistas em diversas situações, o que pode ser traduzido pela relevância dos envolvimentos sociais que emergem por meio dos blogs.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Grupos de referência. Blogs. Netnografia.
BANCA EXAMINADORA:
Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa
ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)
Prof.Dr. Gustavo Rodrigues Cunha
Faculdade Novos Horizontes
Prof. Dr. José Edson Lara
Faculdade Pedro Leopoldo
Linha de Pesquisa: TECNOLOGIA DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE..
Área de concentração: Organização e estratégia
font-family:”Arial”,”sans-serif”;mso-fareast-font-family: “Times New Roman”;color:black;mso-fareast-language:PT-BR’> Organização e estratégia
Baixar arquivo: MARYELLE CAROLLINA GONÇALVES SOARES