Autor: SERGIO BARRETO DE ALBUQUERQUE SILVA

Data da Defesa:  17/12/2013

RESUMO Atualmente diante das demandas requeridas às organizações pelo mundo globalizado, é imprescindível contar com profissionais que sejam competentes, principalmente, na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), cujas inovações acontecem de forma mais acelerada do que em outras áreas organizacionais. Diante dessas considerações, busca-se investigar como estão representadas as competências de indivíduos que atuam nessa área do conhecimento. Assim, o objetivo geral desta dissertação é analisar como se encontram configuradas as competências de profissionais de TIC que atuam em uma instituição pública de prestação de serviços de informática na cidade de Belo Horizonte (MG), na percepção de indivíduos que trabalham nesta área do conhecimento, segundo as competências profissionais definidas por Fleury e Fleury (2004). Para atingir esse objetivo, desenvolveu-se um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, cujos sujeitos de pesquisa foram onze indivíduos (78%) de um total de catorze profissionais que atuam na área de TIC, escolhidos pelo critério de acessibilidade, todos com curso de graduação em Computação. De acordo com os resultados das entrevistas, são necessárias dezesseis competências para um indivíduo ser reconhecido como profissional competente. Em relação às percepções dos indivíduos sobre a área de TIC, foi possível constatar que é exigido do profissional um esforço permanente de readaptação e de assimilação de novos conhecimentos de forma a atender os avanços da área tecnológica, e que esses desafios podem provocar lacunas de competências, desempenho não satisfatório, estresse, retrabalho e perda de recursos financeiros. Em relação à configuração das competências dos profissionais de TIC, segundo o modelo de Fleury e Fleury (2004), constatou-se o seguinte: todos os indivíduos possuem as competências saber agir, saber comprometer-se e saber assumir responsabilidades; nove apresentaram a competência saber aprender; sete, a competência saber mobilizar recursos; cinco, a competência ter visão estratégica e apenas três indivíduos responderam que possuem a competência saber comunicar.

Palavras-chave: Tecnologia da informação. Globalização. Competência.

ABSTRACT Currently given the demands required by organizations globalized world, It’s essential to rely on competent professionals, especially, in the Information and Communications Technology (ICT) area, whose innovations occur more rapidly than in other areas of knowledge. Given these considerations, it seeks to investigate how the competences of individuals who work in this scenario are represented. Thus, the main goal of this dissertation is to analyze how the competences of ICT professionals that work in a public computer service provider institution in Belo Horizonte (MG) city are configured, in the perception of individuals working in this area of knowledge, according to professional competencies defined by Fleury and Fleury (2004). To achieve this goal, developed a descriptive case study with a qualitative approach, whose research subjects there were eleven subjects (78%) of a total of fourteen professionals working in the area of ICT, chosen by the criterion of accessibility, all with undergraduate degree in Computer Science. According to the interview results, sixteen competences for an individual to be recognized as competent professional is needed. Regarding perceptions of individuals on the area of ICT, it was established that is required from professionals an ongoing effort on upgrading and assimilation of new knowledge to meet the advances in technology fields, and that these challenges may cause gaps in competences, unsatisfactory performance, stress, rework and loss of financial resources. Regarding configuration of the competences of ICT, according to the model of Fleury and Fleury (2004), it was found that: all individuals have the competences know how to act, know how to engage and know how to take responsibility; nine feature competence to know learn; seven, racing know how to mobilize resources; five, competence to have strategic vision and only three individuals responded possess the competence know how to communicate.

Keywords: Information Technology. Globalization. Competence.

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Prof.ª Dr.ª  Talita Ribeiro da Luz – Orientadora