Mestrando(a): SÉRGIO BARRETO DE ALBUQUERQUE SILVA

Orientador(a): Profª Drª Talita Ribeiro da Luz

Atualmente diante das demandas requeridas às organizações pelo mundo globalizado, é imprescindível contar com profissionais que sejam competentes, principalmente, na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), cujas inovações acontecem de forma mais acelerada do que em outras áreas organizacionais. Diante dessas considerações, busca-se investigar como estão representadas as competências de indivíduos que atuam nessa área do conhecimento. Assim, o objetivo geral desta dissertação é analisar como se encontram configuradas as competências de profissionais de TIC que atuam em uma instituição pública de prestação de serviços de informática na cidade de Belo Horizonte (MG), na percepção de indivíduos que trabalham nesta área do conhecimento, segundo as competências profissionais definidas por Fleury e Fleury (2004). Para atingir esse objetivo, desenvolveu-se um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, cujos sujeitos de pesquisa foram onze indivíduos (78%) de um total de catorze profissionais que atuam na área de TIC, escolhidos pelo critério de acessibilidade, todos com curso de graduação em Computação. De acordo com os resultados das entrevistas, são necessárias dezesseis competências para um indivíduo ser reconhecido como profissional competente. Em relação às percepções dos indivíduos sobre a área de TIC, foi possível constatar que é exigido do profissional um esforço permanente de readaptação e de assimilação de novos conhecimentos de forma a atender os avanços da área tecnológica, e que esses desafios podem provocar lacunas de competências, desempenho não satisfatório, estresse, retrabalho e perda de recursos financeiros. Em relação à configuração das competências dos profissionais de TIC, segundo o modelo de Fleury e Fleury (2004), constatou-se o seguinte: todos os indivíduos possuem as competências saber agir, saber comprometer-se e saber assumir responsabilidades; nove apresentaram a competência saber aprender; sete, a competência saber mobilizar recursos; cinco, a competência ter visão estratégica e apenas três indivíduos responderam que possuem a competência saber comunicar.

 

BANCA EXAMINADORA:

Profª Drª Talita Ribeiro da Luz

ORIENTADORA (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa

Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Dr.ª Kely César Martins de Paiva

UFMG
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações.

Área de concentração: Organização e estratégia

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