Mestrando(a): SHEILA DIAS AVELAR

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

Nos últimos anos, o tema competência, seu desenvolvimento e sua gestão entraram para a pauta das discussões acadêmicas e empresariais, associados a diferentes instâncias de compreensão, tendo o mercado exigido novas competências, habilidades e atitudes ao indivíduo, devido ao avanço tecnológico e à globalização da economia. Considerando esse cenário e a exigência de novas competências, faz-se necessário mapear e refletir: quais seriam as competências profissionais adequadas ao ambiente do docente de ensino superior? A pesquisa objetivou descrever e analisar as competências do docente de graduação de Ciências Contábeis na percepção de discentes e docentes de duas instituições particulares de ensino superior de Belo Horizonte. Nesta investigação, procurou-se investigar as competências do professor de graduação de Ciências Contábeis, descrever e analisar essas competências e comparar os resultados entre os grupos investigados, identificando os traços comuns e díspares utilizando o modelo de Fleury e Fleury (2004) adaptado para a área educacional do ensino superior para o curso de Ciências Contábeis. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa foi de natureza descritiva, com abordagem qualitativa sendo utilizados dois estudos de caso. Foi desenvolvido um estudo empírico com 16 alunos, sendo estes do sexto, sétimo e oitavo períodos e 14 professores do Curso de Ciências Contábeis, por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que o docente do curso superior de Contabilidade deverá ser dotado, além de conhecimentos técnicos e de prática na área de sua especialidade, também de competência de pesquisa de modo a contribuir para novos conhecimentos, sendo essencial que invista em competência pedagógica e metodológica para o aprimoramento de suas aulas, a fim de incentivar o aluno a acionar os recursos aprendidos em diferentes situações vivenciadas.

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz

ORIENTADORA (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira