Autor: Murilo Cautiero Abi-Acl

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/02/2022

Resumo: Os estudos sobre competências gerenciais têm relevância para pesquisadores e organizações, especialmente no que tange ao desempenho do gestor influir no desempenho de seus subordinados e nos resultados organizacionais. As competências gerenciais devem ser discutidas, pois trazem consigo competências técnicas e humanas que o gerente precisa ter e desenvolver para atuar nas organizações contemporâneas. A verificação da efetividade de um programa de ensino promovido por uma organização pode trazer uma contribuição para o planejamento de novos cursos. Além disso, possibilita melhorias e revisões estratégicas, bem como diretrizes futuras da própria organização. Este trabalho pesquisou se os cursos da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais têm desenvolvido e qualificado gestores quanto às competências gerenciais descritas pelo referido Tribunal em seu planejamento estratégico e sua matriz de competências. Buscou-se realizar uma pesquisa documental, além de entrevistas semiestruturadas para se alcançar os objetivos do trabalho. Inicialmente realizou-se a revisão sistemática de literatura a respeito de competências gerenciais e educação corporativa no Poder Judiciário brasileiro, tendo sido selecionados apenas quatro artigos que tratavam de gestão por competência no Poder Judiciário, sendo escassas as pesquisas neste ambiente de trabalho. As teorias que embasaram este estudo foram relacionadas às competências, competências gerenciais e educação corporativa. A pesquisa foi descritiva, de abordagem qualitativa, usando-se o método de estudo de caso, com coleta de dados por meio de documentos e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos de pesquisa foram os gestores, Secretários de Vara do Trabalho da 1ª instância do Tribunal Regional de Trabalho de Minas Gerais e buscou-se relacionar a educação corporativa com o desenvolvimento de competências gerenciais. Este trabalho concluiu que a educação corporativa oferecida pelo referido Tribunal é apenas certificadora da conclusão de cursos, não sendo eficaz quanto ao desenvolvimento e qualificação de competências gerenciais dos gestores, o que indica, em consequência, que o modelo de Gestão de Pessoas é falho, pois é inerente a ele uma educação corporativa forte, ativa, contínua, eficiente, com metodologias ativas e capazes de realmente proporcionar a capacitação dos gestores. Este trabalho pode contribuir para a melhoria do modelo de gestão por competências, uma vez que um dos seus alicerces é a educação corporativa, a qual deve ser efetiva e possibilitar, de fato, uma qualificação e o desenvolvimento de competências e até mesmo de um senso crítico civilista nas pessoas.

Palavras-chave: : Gestão por competência. Educação Corporativa. Poder Judiciário. Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais

Abstract: Studies on managerial competences are relevant for researchers and organizations, especially with regard to the performance of the manager influencing the performance of his subordinates and organizational results. Managerial competences must be discussed, as they bring with
them technical and human competences that the manager needs to have and develop to work in contemporary organizations. The verification of the effectiveness of a teaching program promoted by an organization can make a contribution to the planning of new courses. In addition, it enables strategic improvements and revisions, as well as future guidelines for the organization itself. This work investigated if the courses of the Judicial School of the Regional Labor Court of Minas Gerais have developed and qualified managers regarding the managerial competences described by the aforementioned Court in its strategic planning and its matrix of competences. A documental research was carried out, in addition to semi-structured interviews to achieve the objectives of the work. Initially, a systematic literature review was carried out on managerial competences and corporate education in the Brazilian Judiciary. Only four articles were selected that dealt with management by competence in the Judiciary. The theories that
supported this study were related to competences, managerial competences and corporate education. The research was descriptive, with a qualitative approach, using the case study method, with data collection through documents and semi-structured interviews. The research subjects were the managers, Secretaries of Labor Court of the 1st instance of the Regional Labor Court of Minas Gerais and it was sought to relate corporate education with the development of managerial competences. This work concluded that the corporate education offered by the aforementioned Court is only certifying the completion of courses, not being effective in terms of the development and qualification of managerial skills of managers, which
indicates, as a consequence, that the People Management model is flawed, because it is inherent to it a strong, active, continuous, efficient corporate education, with active methodologies and capable of really providing the training of managers. This work can contribute to the improvement of the competency-based management model, since one of its foundations is corporate education, which must be effective and enable, in fact, qualification
and the development of competencies and even of civilista critic in people.

Keywords: Management by competence. Corporate Education. Judiciary. Regional Labor Court of Minas Gerais.

Resumen: Los estudios sobre competencias gerenciales son relevantes para los investigadores y las organizaciones, especialmente en lo que respecta al desempeño del gerente que influye en el desempeño de sus subordinados y los resultados organizacionales. Las competencias gerenciales deben ser discutidas, ya que traen consigo competencias técnicas y humanas que el gerente necesita tener y desarrollar para trabajar en las organizaciones contemporáneas. La verificación de la eficacia de un programa de enseñanza promovido por una organización puede contribuir a la planificación de nuevos cursos. Además, posibilita mejoras y revisiones estratégicas, así como directrices futuras para la propia organización. Este trabajo investigó
si los cursos de la Escuela Judicial del Tribunal Regional del Trabajo de Minas Gerais han desarrollado y capacitado a los gerentes en relación con las competencias gerenciales descritas por el mencionado Tribunal en su planificación estratégica y su matriz de competencias. Se realizó una investigación documental, además de entrevistas semiestructuradas para lograr los objetivos del trabajo. Inicialmente, se realizó una revisión
sistemática de la literatura sobre competencias gerenciales y educación empresarial en el Poder Judicial de Brasil, seleccionando solo cuatro artículos que trataban sobre la gestión por competencias en el Poder Judicial. Las teorías que sustentaron este estudio estuvieron relacionadas con las competencias, las competencias gerenciales y la educación corporativa. La investigación fue descriptiva, con enfoque cualitativo, utilizando el método de estudio de caso, con recolección de datos a través de documentos y entrevistas semiestructuradas. Los sujetos de la investigación fueron los gerentes, Secretarios del Tribunal del Trabajo de la 1ª instancia del Tribunal Regional del Trabajo de Minas Gerais y se buscó relacionar la educación
empresarial con el desarrollo de competencias gerenciales. Este trabajo concluyó que la educación empresarial que ofrece el referido Tribunal solo está certificando la culminación de los cursos, no siendo efectiva en cuanto al desarrollo y calificación de las habilidades directivas de los gerentes, lo que indica, como consecuencia, que el modelo de Gestión de Personas está viciado. , porque le es inherente una educación empresarial fuerte, activa,
continua, eficiente, con metodologías activas y capaz de propiciar realmente la formación de los directivos. Este trabajo puede contribuir a la mejora del modelo de gestión por competencias, ya que uno de sus pilares es la educación empresarial, la cual debe ser eficaz y posibilitar, en los hechos, la cualificación y el desarrollo de competencias e incluso un sentido de crítica civilista en las personas.

Palabras clave: Dirección por competencias. educación corporativa. Poder Judicial. Tribunal Regional del Trabajo de Minas Gerais.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Orientador: Prof. Dra. Marina de Almeida Cruz

Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki – Docente

Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Cançado Lima – Participante Externo

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