Título: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR ALIMENTÍCIO: um estudo da percepção dos Stakeholders

Autor: CHRISTIAN JOSE DE CARVALHO TEIXEIRA

Data da Defesa: 15/12/2015

Resumo:

O objetivo geral desta dissertação consistiu em analisar a percepção dos Stakeholders de uma empresa do segmento alimentício sobre as práticas de Governança Corporativa na organização. Para tanto, o presente estudo de caso desenvolveu uma abordagem qualitativa e descritiva como percurso metodológico de pesquisa. Como técnica de coleta de dados, optou-se por entrevistas semiestruturadas de forma a se obter os dados necessários para responder a pergunta sobre a percepção dos Stakeholders da Betha S.A. sobre a evolução das práticas de Governança Corporativa na organização. O roteiro de entrevistas baseou-se nas dimensões do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e em dimensões características dos stakeholders encontradas na literatura pertinente. Como sujeitos da pesquisa, entrevistaram-se diretores, fornecedores, empregados administrativos, empregados da produção e clientes, todos Stakeholders da empresa Betha S.A. Para se atingir o primeiro objetivo específico da pesquisa em identificar os processos relativos às práticas de Governança Corporativa desenvolvidos na empresa, foi apontado que a empresa separa os pagamentos dos proprietários das contas da própria empresa, tendo seus processos auditados. Identificou-se que a satisfação dos interesses dos Stakeholders está relacionada com o grau de urgência das demandas, alcançando assim o segundo objetivo específico, o qual foi identificar e analisar o entendimento dos Stakeholders com relação a satisfação dos seus interesses. Ademais, os entrevistados demonstraram que a empresa vem difundindo suas informações para mais grupos de stakeholders, de forma a divulgá-las, tanto as financeiras quanto as comerciais, o que não fazia anteriormente por receio de que as mesmas pudessem ser mal utilizadas. Tais resultados permitiram alcançar o terceiro objetivo específico, onde foi possível comparar a percepção dos grupos de Stakeholders quanto à evolução das práticas de Governança Corporativa na organização. Dentre os resultados mais significativos, podemos destacar que a percepção dos Stakeholders sobre a organização está na proporção da relação de importância para os negócios da corporação, sendo que os clientes estão em primeiro lugar, e suas necessidades devem ser satisfeitas dentro do menor prazo, voltando a atenção para suas solicitações. O grupo dos fornecedores também percebe sua importância, principalmente quando seus produtos preenchem os requisitos de qualidade para a organização.

Palavras-chave: Governança Corporativa. Empresa Familiar. Stakeholders

Abstract:

The general objective of this dissertation composed in examine the perception of the Stakeholders an enterprise of the food industry about the practices of Corporate Management in the organization. For this purpose, were used a case study, with descriptive characteristic and a qualitative approach as the methodological trajectory of this research. Semi-structured interviews was used as for data collection in such a way for achieve necessary data for lead the question about the perception of the Stakeholders of Betha’s S.A company about the evolution of the Corporate Management practices in the company. The interviews’ scripts were grounded in the Best practices of Corporate Management’s code of Brazilian Institute of Corporate Management (Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC) and in stakeholders characteristics dimensions founded in pertinent literature. As the subjects of the research managers, suppliers, administrative employees, production employees, clients and all stakeholders of the Betha’s S.A. company were surveyed. For achieve the first specific objective of this research about identify the related process of Corporate Management developed by the company, was pointed that the company split the payments of the bills owners, having an audition of those process. It was identified that meet the interests of stakeholders is related to the degree of urgency of the demands, thus reaching the second specific goal, which was to identify and analyse the understanding of stakeholders regarding the satisfaction of their interests. Further, the people who were interviewed demonstrate the company has been spreading the information for more groups of stakeholders, to disseminate both financial and commercial, which did not do for fear to be improperly used. Thus,these results had allowed achieve the third specific aim, which was possible compare the perception of the groups of stakeholders as the evolution of the practices about Corporate Management in the company. Among the more considerable results, can detach that the stakeholders perception about the company is in the significance relation proportion for the company business that the clients is the priority, being in first place, and their needs must be satisfied into the smaller period, turn their attention for his requests. The suppliers groups also understand your relevance, mainly when his products fill the quality requirements for the company.

Keywords: Corporate Management. Familiar Company. Stakeholders

Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Projeto de Pesquisa: O COMPORTAMENTO DO INVESTIDOR SOB AS PERSPECTIVAS DAS FINANÇAS MODERNAS, SOCIOLOGIA E FINANÇAS COMPORTAMENTAIS.

Orientador: GUSTAVO RODRIGUES CUNHA

Nome   Categoria