Título: A IMPORTAÇÃO DE FOGOS DE ARTIFICIO DA CHINA: A VISÃO DOS EMPRESÁRIOS E DISTRIBUIDORES DO PÓLO PIROTÉCNICO DE SANTO ANTONIO DO MONTE E REGIÃO FRENTE AO ELEVADO AUMENTO DA IMPORTAÇÃO

Autor:  Katia Cristiana Rezende

Data da Defesa:  06/12/2007

Resumo: O presente estudo aborda a importação de fogos de artifício nos últimos cinco e a visão dos empresários e distribuidores do pólo industrial de Santo Antônio do Monte frente a tal fato. No conturbado ambiente atual, o impacto que a China vem causando no mundo é imenso e, nos dias de hoje, seu nome está por todo lado. Segundo Fishman (2006), as palavras made in China estão tão comuns quanto o dinheiro: o país produz mais roupas, fabrica mais sapatos, brinquedos, dentre outras utilidades, que qualquer outra nação. E, no que se refere à tecnologia, esse também é o país que mais produz e transformou-se no maior fabricante mundial de aparelhos eletrônicos de consumo. Ele afirma que a China tem o melhor desempenho na economia mundial e que nenhum país assombra tanto a hierarquia econômica global. O pólo industrial de Santo Antônio do Monte tem sofrido impactos com o desenvolvimento da China. A cidade tem a economia baseada na fabricação de artigos pirotécnicos e os produtos chineses têm sido novos concorrentes na indústria.  Esta pesquisa teve como objetivo principal levantar dados sobre a importação, maiores produtores do pólo e descrever como os empresários vêem os novos entrantes, ou seja, os importadores de fogos de artifício. Para levantamento dos dados, foi feito uma busca bibliográfica acerca do tema, seguida de entrevistas semi-estruturadas como o presidente do sindicato das empresas de explosivos do estado de Minas Gerais, empresários e distribuidores do setor. Mediante dados da pesquisa, foi possível descrever a perspectiva dos atores citados acima frente o aumento de 269% da importação no período de 2001 a 2006 e conhecer a quantidade de fogos chineses que entraram em Santo Antônio do Monte e região nesse período.

PALAVRAS-CHAVE: fogos de artifício, importação, novos entrantes, concorrentes.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Problema de Pesquisa: “Qual a visão dos empresários e distribuidores do pólo pirotécnico de Santo Antônio do Monte e região frente ao elevado aumento da importação de fogos de artifício da China nos últimos cinco anos?

Orientador: Profª Drª Cristiana Fernandes De Muylder

Prof. Dr. Alfredo Alves de Oliveira Melo – Docente