Autor: ALZIRO ALVES DOS SANTOS

Data da Defesa:  01/08/2011

RESUMO As transformações ocorridas no mundo do trabalho, a partir do surgimento das novas tecnologias da informação e dos novos modelos de gestão, ocasionaram mudanças significativas na gestão das organizações, como a reestruturação produtiva e a flexibilização do trabalho, diversificando as relações trabalhistas. Nesse novo contexto, o trabalho é ainda um importante mecanismo de crescimento e desenvolvimento pessoal e coletivo; portanto, entende-se que pesquisas voltadas para a temática identidade organizacional são fundamentais para aprimoramento da compreensão das relações sociais. A presente pesquisa teve como objetivo identificar como se dá a construção do processo de identidade projetada e a identificação organizacional de professores ativos e aposentados do CEFET-MG, procurando compreender os sentimentos e expectativas dos professores ativos e aposentados em relação à temática proposta. A metodologia adotada teve uma abordagem qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso no CEFET-MG. Os sujeitos de pesquisa foram os professores ativos e aposentados dos campi I e II, de Belo Horizonte. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, e a técnica de coleta de dados, a análise de conteúdo. Em relação à identidade projetada, os professores ativos demonstraram forte comprometimento com a Instituição, considerando ser importante o resgate do ensino técnico e maior atuação em parcerias com a iniciativa privada como forma de fortalecer a sua imagem presente e manter coerência com o passado. Os aposentados destacaram a seriedade, o crescimento e a evolução da Instituição, criticando o afastamento das pessoas, a estagnação por não ter se transformado em IFET e os conflitos internos. Em relação aos atributos identitários, os professores ativos destacaram o crescimento pessoal, profissional e financeiro, a carreira acadêmica e os valores e crenças do CEFET-MG. Os aposentados destacaram a realização pessoal e profissional, a gratidão, a satisfação pela convivência e pelas amizades. O processo de identificação organizacional está presente nos professores ativos. Os aposentados, apesar do apreço, satisfação e orgulho, relataram a falta de política de aproximação e reconhecimento, necessitando de ações que despertem o sentimento de importância na vida e na história da Instituição.

Palavras-chave: Identidade; identidade projetada; identificação organizacional; atributos identitários; professor.

ABSTRACT Changes in the world of work, from the emergence of new information technologies and new management models, led to significant changes in the management of organizations such as the production restructuring and the labor flexibilization, diversifying the laborative relations. In this new context, labor is still an important mechanism for personal and collective development, so we argue that researches focusing organizational identity are fundamental to improving the understanding of social relations. This study aimed to identify the construction process of the projected identity and the organizational identification of active and retired teachers at CEFET[1]MG, seeking to understand their feelings and expectations in relation to the proposed research topic. The methodology adopted was a case study in CEFET-MG based on the qualitative approach. The research subjects were active and retired teachers on campi I and II in Belo Horizonte. The data collection instrument was a semi[1]structured interview, and the technique used for data collecting was the principles of the content analysis. In relation to the projected identity, the active teachers demonstrated strong commitment to the institution, considering it to be important to the rescue of the technological education and to increase its actions towards partnerships with the private sector in order to strengthen its image and maintain its consistency with the past history. Retirees highlighted the seriousness, the growth and evolution of the institution, criticizing the removal of persons; the stagnation for not getting transformed into IFET and the internal conflicts. Regarding the identity attributes, active teachers emphasized the personal growth, both professional and financial, as well as the academic career and the institution’s values and beliefs. Retirees highlighted the personal and professional fulfillment, the gratitude, the contentment by living together and by the friendship. The process of organizational identification is present in the active teachers. The retirees, despite the gratitude, satisfaction and pride, reported the lack of an approximation and recognition policies and the need for actions that awaken the feeling of importance in the institution’s life and history.

Keywords: Identity; projected identity, organizational identification, identity attributes; teacher.

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Prof.ª Dr.ª  Adriane Vieira– Orientadora