Mestrando(a): CLÁUDIO LUIZ DE SOUZA OLIVEIRA

Orientador(a): CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) (2007), uma das maiores dificuldades encontradas para a permanência das MPE no mercado (66%) está ligada a falhas no gerenciamento, decorrentes da ausência de um ensino voltado para o empreendedorismo, no sentido de diminuir o índice de negócios fracassados. Diante deste cenário, percebe-se a importância da implementação de escolas voltadas para o ensino do empreendedorismo. Daí surge a Escola Técnica de Formação Gerencial de Belo Horizonte (ETFG BH). Este trabalho teve por objetivo geral analisar se a ETFG-BH está promovendo a formação empreendedora de seus alunos, confrontando a percepção dos alunos calouros e dos formandos. Foram traçados três objetivos específicos: (a) Levantar os motivos ou razões pelos quais os alunos calouros e formandos optaram por estudar na ETFG-BH; (b) Verificar a contribuição percebida pelos alunos da ETFG-BH na formação empreendedora; e (c) Comparar a visão dos alunos calouros e formandos quanto ao papel da ETFG-BH em relação à aprendizagem. Para alcançar tais objetivos, optou-se pelo método de pesquisa baseado em estudo de caso quantitativo com característica descritiva. Como instrumento de coleta de dados utilizado foi aplicado um questionário a uma população de 313 alunos, dos quais 175 são alunos ingressantes no ano de 2009, enquanto 138 alunos estão se formando ao final do ano de 2009. As análises das informações coletadas nesta pesquisa indicam que existem diferenças de percepções entre o aluno do 1º ano e os formandos quanto ao interesse no ingresso na universidade e ao motivo da escolha da escola quanto à preparação para gerar boa colocação e salário atraente no mercado de trabalho, formação empreendedora dada pela escola na capacidade de inovar e maior maturidade ao fazer uma reflexão mais aprofundada sobre a vida empresarial. Já quando se trata de preparar o aluno para ser dono do próprio negócio, ter visão empreendedora, currículo voltado para as necessidades de mercado, capacidade para lidar com o risco, maturidade profissional, fazer as coisas melhores, com eficiência e qualidade, desenvolvimento das características, competências e habilidades empreendedoras e oportunidade para iniciar um negócio próprio, não foi apontada na pesquisa diferença de percepção.

Orientador(a): CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER

Profª. Drª. Cristiana Fernandes de Muylder. Orientadora (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Alexandre Teixeira Dias. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Henrique Cordeiro Martins. Convidado 2 (FUMEC)