Mestrando(a): ROBERTO DE OLIVEIRA BEZERRA

Orientador(a): Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

Esta pesquisa objetivou identificar e analisar os fatores organizacionais e individuais que interferem no processo de avaliação de desempenho dos servidores administrativos em estágio probatório, na percepção de avaliadores e avaliados, em uma instituição federal de ensino mineira, no caso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Ouro Preto. Em termos teóricos, teve como referências Bergamini e Beraldo (1989), Bohlander, Snell e Shermann (2003), Krumm (2005), Zille, Andrade e Braga (2008) e Pontes (2010). Em termos metodológicos, a pesquisa desenvolvida se enquadra em uma abordagem predominantemente qualitativa, mas também utilizando técnicas quantitativas para análise dos resultados. A pesquisa foi descritiva em relação aos fins e estudo de caso em relação aos meios. A unidade de análise foi o IFMG, Campus Ouro Preto; a unidade de observação, o processo de avaliação de desempenho na fase do estágio probatório; e os sujeitos, os servidores que atuaram como avaliadores na condição de gestores e de não gestores; e os avaliados, aqueles lotados nos diferentes setores do Instituto. Concluiu-se que os servidores avaliadores e avaliados percebem como fatores intervenientes no processo de avaliação de desempenho: falta de envolvimento da alta gerência, falta de orientação ou treinamento dos avaliadores, inexistência de um ambiente adequado ao desenvolvimento do processo de avaliação,  desconhecimento das atividades executadas por servidores de outros setores, fatores políticos como greves, eleições internas e rotatividade nos cargos de direção, influência da personalidade do avaliador, aversão dos avaliadores a fazerem críticas a seus subordinados, e situação de avaliar servidores em estágio probatório e, por fim, erros decorrentes da influência da personalidade do avaliador, como leniência e severidade, de contraste e semelhança, de recentidade e de quadros de referência.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz

Faculdade Novos Horizontes

Profª  Drª  Zélia Miranda Kilimnik

FUMEC
Linha de Pesquisa: Relações de poder e Dinâmica das organizações.

Área de concentração: Organização e estratégia

BAIXAR ARQUIVO