Autor: LUCIANO RODRIGO AZEVEDO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  30/09/2013

RESUMO O desempenho eficiente do trabalhador depende diretamente de suas condições físicas e mentais. Diversos fatores como o estresse, podem afetar de maneira negativa sua vida pessoal e profissional. Com base em algumas pesquisas sobre o tema (TAVARES, 2010; ULHÔA et al., 2010; MASON; MONTEIRO, 2010; COOPER; MARSHALL, 1976; HONÓRIO; BRAGA; MARQUES, 2000; TAVARES, 2010; SANTOS FILHO et al., 2011; MASON; MONTEIRO, 2010; RESENDE; SOUSA; SILVA, 2010), este trabalho teve por objetivo investigar e analisar o nível de estresse ocupacional de motoristas de cargas do modal rodoviário, as principais fontes de tensão no trabalho e a relação do estresse com os acidentes ocorridos na empresa D’Granel Transportes. A amostra constitui-se de 122 motoristas de transporte de carga, tendo como base o Job Stress Scale (JSS) e a Escala de Estresse no Trabalho (EET). Para a análise dos dados da EET, analisou-se os fatores estressores significativos, quais sejam: falta de confiança do superior no motorista, deficiência na divulgação de informações na empresa, jornada de trabalho seguida de muitas horas e pouca valorização dos profissionais pelos superiores. Não foi constatada evidência de relação entre o estresse e o número de acidentes ocorridos. Também os motoristas não apresentam fortes evidências de alto nível de estresse, indicando que eles experimentam o processo de trabalho de forma ativa. Ou seja, mesmo que as demandas sejam excessivas, as demandas são menos danosas, na medida em que o trabalhador pode planejar seu trabalho de acordo com seu ritmo e criar estratégias para lidar com suas dificuldades. Com relação ao impacto dos programas implantados para combater o estresse de motoristas, observou-se que a empresa se empenha para garantir sua saúde ocupacional, de modo a obter qualidade no serviço prestado.

Palavras-chave: Comportamento Organizacional. Estresse ocupacional. Estressores. Motoristas de carga.

ABSTRACT The efficient performance of the employee is directly dependent on their physical and mental conditions. Several factors, such as stress, can negatively affect your personal and professional life. Based on some research on the topic (TAVARES, 2010; ULHÔA et al, 2010; MASON; MONTEIRO, 2010; COOPER; MARSHALL, 1976; HONORIO, BRAGA; MARQUES, 2000; TAVARES, 2010; SANTOS FILHO et al., 2011; MASON; MONTEIRO, 2010; RESENDE; SOUSA; SILVA, 2010), this study aimed to investigate and analyze the level of occupational stress loads of drivers on road transportation, the main sources of stress at work and relationship stress accidents occurring on the company D’ Granel Transporte. The sample consisted of 122 drivers transporting cargo, based on the Job Stress Scale (JSS) and Work Stress Scale (TSE). For data analysis the TSE examined whether the significant stressors, namely: lack of confidence in the upper driver, deficient disclosure in the company, working hours followed by many hours and little appreciation of professionals by superiors. There was no evidence of a relationship between stress and the number of accidents. Also drivers do not show strong evidence of high levels of stress, indicating that they experience the process of working actively. That is, even if the demands are excessive, the demands are less harmful to the extent that the employee can plan their work according to your pace and develop strategies to deal with their difficulties. Regarding the impact of programs implemented to combat the stress of drivers, it was observed that the company strives to ensure its occupational health, so you get quality service.

Keywords: Organizational Behavior. Occupational stress. Stressors. Drivers load.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr.  Luciano Zille Pereira – Orientador

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Docente

Prof. Dr. Devanir Vieira Dias  – Participante externo

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