Autor: ELENA DE FÁTIMA VILELA

Data da Defesa:  08/02/2010

RESUMO Este estudo analisa as percepções dos professores do curso de pedagogia de uma universidade pública em relação ao prazer e ao sofrimento nas atividades desenvolvidas, amparado pelo referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho, que estuda os efeitos para a saúde do trabalhador do uso de estratégias de mediação contra o sofrimento, resultante dos processos de subjetivação das vivências de prazer-sofrimento no trabalho. O prazer é resultante da percepção de realização profissional e da liberdade de expressão; o sofrimento é concebido como a percepção de esgotamento profissional e da falta de reconhecimento. Trata-se de um estudo descritivo, conduzido por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa. Na etapa quantitativa, participaram da pesquisa 52 professores da faculdade de educação de uma universidade pública da cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais. A etapa qualitativa contou com 9 participantes. O método quantitativo utilizou a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho (EIPST) do Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) e o método qualitativo utilizou a entrevista semiestruturada. Os dados quantitativos foram tratados pelo sistema SPSS (Statistical Package for Social Science) e os qualitativos, mediante Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que os professores vivenciam prazer e sofrimento na prática docente. As vivências de prazer são predominantes e estão relacionadas ao orgulho e à identificação com o trabalho, a liberdade para usar da criatividade e a liberdade para falar com os colegas sobre o trabalho. As vivências de sofrimento ocorrem de forma moderada e estão relacionadas ao esgotamento, à sobrecarga de trabalho e ao estresse, além de sentimentos de indignação e desvalorização. Como forma compensatória do sofrimento, as vivências de prazer são maximizadas e têm origem na prática docente, no contato com os colegas de trabalho e os alunos, na produção de conhecimento e no reconhecimento advindo dos pares e da comunidade. Os resultados evidenciam que os professores investigados estão sujeitos às contradições do contexto de trabalho, que geram prazer e sofrimento ao mesmo tempo, favorecendo o uso eficaz de mecanismos de defesa, evitando o adoecimento, embora a saúde possa estar sujeita a riscos em caso de falha dessas defesas. Sugere-se como agenda para futuras pesquisas investigar as causas que levam ao afastamento dos professores do trabalho, nas IES públicas, em virtude de doenças resultantes da relação com o contexto do trabalho docente.

Palavras-chave: Prazer e sofrimento. Trabalho docente. Universidade Pública. Vivências. Professores.

ABSTRACT This study aims at analyzing the perceptions of the professors of the pedagogy courses in a public university in relation to the pleasure and suffering in the activities developed, based on the theoretical reference of Psychodynamics at Work, which studies the use of strategies of meditation against the suffering which results from the from the processes of personal experiences of pleasure-suffering at work by the employees. Pleasure results from the perception of the professional accomplishment and also from the freedom of expression; suffering is defined as the perception of the professional breakdown and also of the lack of recognition. It is a descriptive study, carried out by a quantitative and qualitative approach. In the quantitative stage, 52 professors of the education school participated of the research in a public university in the city of Belo Horizonte – Minas Gerais. The qualitative stage had the participation of 9 professors. The quantitative method used the Scale of Pleasure-Suffering Indicators at Work of the ITRA (Illness Risk and Labor Inventory) and qualitative one used the semi-structured interview. The quantitative data used the SPSS (Statistical Package for Social Science) system and the qualitative used the Analysis of Content. The results indicate that the professors had the experienced both pleasure and suffering while teaching. The experiences of pleasure are more evident and are related to the pride and also to the identification with the work, the freedom of using creativity and freedom to talk with the workmates about work as well. The experiences with suffering occur in a moderate way and are related to the breakdown, overwork, stress besides feelings of lack of value and indignation.  As a compensation for the suffering, the experiences of pleasure are maximized and have its origin in the teaching practice, in the contact with the pairs and the students, while producing knowledge and also in the recognition that comes from the pairs and the community as well. The results show that the investigated professors are subjected to contradictions of the context of work that generate both pleasure and suffering at the same favoring the effective use of mechanisms of avoiding the sicknesses, although health can be subjected  to risks in case of failing of such defenses. It is suggested for future researches investigate the causes that made the professors to be away from work in the public IES for diseases which result from the teaching context.

Key words: Pleasure and suffering. Teaching. Public University. Experiences. Professors.

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Orientador