Autor: JACQUELINE APARECIDA BATISTA DE ANDRADE

Data da Defesa:  30/11/2009

RESUMO O setor de serviços tem recebido muita atenção em decorrência de sua crescente participação econômica no contexto global. Este significativo crescimento impõe às empresas os efeitos da ampliação dos mercados, os avanços da tecnologia e da competitividade entre as organizações e as transformações do cenário econômico, tornando-se um tema de grande relevância. Dentre os serviços, a contabilidade se destaca pelo fato de ser uma área do conhecimento fortemente influenciada pelas inovações tecnológicas e pela valorização da informação de qualidade como valor estratégico pelas organizações, tendo em vista a grande mudança ocorrida na legislação societária dos últimos 31 anos, que resultou na criação de uma linguagem internacional dos negócios e da economia. Neste contexto, buscou-se identificar a percepção das empresas de contabilidade da região de Montes Claros–MG em relação à inovação e à qualidade dos serviços contábeis prestados. A investigação acerca da qualidade de serviço é considerada relevante, no momento em que os padrões de expectativas dos clientes estão em constante elevação. A inovação em serviços, por sua vez, tem desempenhado um papel importante como elemento de sustentação da competitividade das empresas. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva de caráter quantitativo, realizada com 25 empresas de contabilidade em Montes Claros–MG, por meio de um questionário estruturado como técnica fundamental para o levantamento de dados. Os resultados obtidos demonstram que o mercado está composto por microempresas geridas por profissionais com nível de especialização, em sua grande maioria, do sexo masculino, com bastante experiência no mercado. Em relação à inovação de serviços, envolvendo produto, processo ou a organização, os gestores estão buscando a capacidade inovativa e a reconhecem como uma necessidade de melhoria dos serviços prestados, apesar de ainda permanecerem conservadores quando se trata do fornecimento de informações de relatórios contábeis aos usuários da informação contábil. Notadamente quanto às inovações em marketing, estas ficaram abaixo dos valores médios apurados no cômputo geral, o que pode ressaltar que esta área não é foco estratégico neste segmento. Quanto à percepção de qualidade, as empresas demonstram em sua maioria, que os serviços são orientados para o cliente.

Palavras-chave: Contabilidade. Inovação. Qualidade

ABSTRACT The services sector has received much attention due to its increasing economic participation in the global context. This significant growth of the sector imposes on the firms the effects of the expansion of markets, advances in technology and competition between organizations and the change of the economic landscape that became a topic of great relevance. Among the services, accounting stands out because it consists in a area of knowledge influenced by technological innovations and by the enhancement of information of quality as a strategic value by the organizations, in view of the greater change in the corporate law in the last 31 years, transforming accounting in the international language of business and economy. In this context was sought to identify the perception of accounting firms in the region of Montes Claros – MG, in relation to innovation and quality in the accounting services provided. Research on the quality of service is considered relevant at a time when the customer’s standards of expectations are constantly rising. Innovation in services in turn has shown an important role as a support of business competitiveness. This is a study of descriptive nature in quantitative form, undertaken with 25 accounting firms in Montes Claros – MG, via a questionnaire structured as a technique fundamental for data collection. The results show that the market is composed of micro-enterprises, managed by professionals with expertise, mostly male, with extensive experience in the market. In relation to service innovation, whether of product, process or organizational, the managers are praising innovative capacity and recognize it as necessity to improve services, while still remaining conservative when it comes to provide financial information reports to the users of accounting information. Notably innovations in marketing were below the average values calculated in the general balance, which may point out that this area is not a strategic focus in this segment. As to perception of quality, the companies mostly show that the services are client driven.

Keywords: Accounting. Innovation. Quality

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade