Autor: DANIELLE MIRANDA LINS RODRIGUES

Data da Defesa:  05/09/2008

RESUMO O objetivo deste estudo consiste em analisar a racionalidade da práxis administrativa de uma cooperativa trabalho localizada em de Belo Horizonte/ MG. Foram analisados dois tipos de racionalidades usuais na gestão administrativa: a instrumental e a substantiva, ambas muito estudadas em teoria. A racionalidade instrumental possui um caráter normativo no contexto da teoria organizacional atual. Já a racionalidade substantiva é capaz de direcionar criação de espaços sociais para que os indivíduos participem de relações que proporcionem a satisfação individual. Essa pesquisa é relevante por fazer parte de um reduzido número de estudos que verificam a aplicabilidade desses conceitos, principalmente no que diz respeito à racionalidade substantiva nas organizações. Realizou-se uma pesquisa descritiva, com o emprego de abordagem quantitativa, em que os dados foram levantados junto  com os funcionários da CONNAI, e uma abordagem qualitativa, por meio do levantamento de dados  com os diretores. Os meios de coletas de dados contemplaram questionários, entrevista em profundidade, pesquisa documental e observação direta. A análise de dados foi feita por meio da estatística descritiva e da análise de conteúdo. Utilizou-se do modelo desenvolvido por Serva (1996) para as verificações empíricas. O resultado demonstra que a CONNAI, com relação aos questionários aplicados aos seus funcionários, está na classificação de isonomia, com base no modelo paraeconômico de Guerreiro Ramos (1981); e comprova que, do ponto de vista pessoal, participar de uma isonomia é muito gratificante. Os dados coletados pela pesquisa documental e pelas entrevistas com os diretores, tratados pela análise de conteúdo, demonstraram um elevado nível de racionalidade instrumental, pois verificou-se uma grande preocupação com os resultados e com a captação de novos clientes para a cooperativa.

Palavras-chave: Racionalidade. Cooperativa. Democracia.

ABSTRACT The aim of this study is to analyze the rationality of the administrative practice of a work cooperative in Belo Horizonte/MG. Two types of common rationality in administrative management were analyzed: instrumental and substantive; both studied in theory. Instrumental rationality has a more normative character in the context of the current organizational theory. Substantive rationality, however, can direct the creation of social spaces in order that individuals participate in relations that propitiate individual satisfaction. This research is relevant because it is part of a small number of studies that check the applicability of these concepts, mainly as it concerns substantive rationality in organizations. A descriptive research was carried out, with the use of quantitative approach, in which the data were collected from employees of CONNAI, and a qualitative approach, with data from the board of directors. The collection of data was carried out by means of questionnaires, interviews, documental research and direct observation. The analysis of the data was made by descriptive statistics and analysis of content. The model developed by Serva (1996) for empirical verifications was used. The result shows that CONNAI, regarding the questionnaires applied to its employees, fits the qualification of isonomy, based on the para-economic model  of Guerreiro Ramos (1981); and confirms that, from the personal point of view, to participate in isonomy is very rewarding. The data collected through documental research and through interviews with the board of directors, which were addressed in the analysis of content, have shown a high level of instrumental rationality, for it was observed great concern with the results and the capture of new clients for the cooperative.

KEY WORDS: Rationality. Cooperative. Democracy.

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Orientador

Baixar arquivo: http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/10/Dissertacao-Final-Danielle-Miranda-Lins-Rodrigues.pdf