Mestrando(a): MARIA APARECIDA DE SOUZA

Orientador(a): FERNANDO COUTINHO GARCIA

O presente trabalho objetivou identificar se as práticas do controle e poder disciplinar exercidos na IES pesquisada, Centro Universitário Newton Paiva, escolhida pelo requisito de acessibilidade, explicam o grau de satisfação profissional dos docentes. A amostra quantitativa foi constituída por 104 professores da Faculdade de Ciências Aplicadas de vários cursos, de ambos os sexos, com graus de escolaridade e tempos de casa variados e com uma ou mais fontes de renda. Os dados foram coletados por meio da utilização de duas pesquisas. Na quantitativa, foram aplicados questionários estruturados, enquanto na qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis docentes da instituição. Como resultados, as pesquisas apontaram que os docentes estão satisfeitos com a profissão escolhida. Por outro lado, admitem possuir muito trabalho administrativo burocrático, bem como também admitem que, no ambiente de trabalho, há uma grande preocupação com a vigilância e o controle. Tais fatores interferem, em grande parte, segundo eles, na satisfação profissional e pessoal. Percebeu-se também que o homem consegue perceber tais mecanismos de controle com mais evidência do que a mulher, talvez pelo próprio fator cultural. O trabalho também mostrou que, nos modelos em que a remuneração é um construto formador da variável dependente, o controle por resultado é mais evidente do que o controle do resultado por política e estrutura.

Orientador(a): FERNANDO COUTINHO GARCIA

Professores Drs. da Banca:

Valéria Maria Martins Júdice e José Márcio de Castro

Mestrando(a): MARIA APARECIDA DE SOUZA