Autora: Cristina Prezoti

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  04/11/2021

RESUMO: O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as ações de marketing
macrossocial promovidas pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados –
APAC, unidade da cidade de São João Del Rei/MG, em prol da ressocialização dos presos.
O processo de ressocialização no Brasil se configura como um problema social complexo,
tendo em vista que o país possui a terceira maior população prisional em termos absolutos.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, são mais de 700.000 presos em
cumprimento de pena em regime de encarceramento. A APAC, organização sem fins
lucrativos representativa do terceiro setor, surge nesse contexto com missão de humanizar o
cumprimento da pena privativa de liberdade e trazer mudança de comportamento, tendo como
objetivo ressocializar o indivíduo e reintegrá-lo ao convívio social. Para alcançar o objetivo do
presente trabalho, quanto aos aspectos metodológicos foi realizada uma pesquisa descritiva,
de abordagem quantitativa, pautada em estudo de caso único. A pesquisa compreendeu uma
survey, com aplicação de questionários aos recuperandos da APAC masculina na unidade de
São João Del Rei. A amostra foi composta de 267 recuperandos, objetivando obter os dados
necessários para as devidas análises do tema proposto. Os objetivos da pesquisa foram
alcançados no sentido de que se identificou e se analisou a presença de ações de marketing
macrossocial promovidas pela APAC de São João Del Rei, por meio da aplicação dos 12
elementos da metodologia, em prol da ressocialização dos presos. Os resultados indicam que
os três níveis retratados no marketing macrossocial se mostraram indissociáveis no processo
de ressocialização, o que demonstra a assertividade que as ações relacionadas podem ter no
processo. Os elementos que compõem os referidos níveis são o downstream (individual), nos
elementos “o Recuperando ajudando recuperando”, “Espiritualidade”, “Mérito” e “Jornada de
Libertação em Cristo”; midstream (grupos de referência) com o elemento “Voluntariado e o
Curso para a sua formação”; e nível upstream (atividades políticas e governamentais), com o
elemento “Assistência Jurídica”. Constatou-se que os elementos que mais contribuem para a
ressocialização são o Centro de Reintegração Social, com 87,7% de concordância, seguido
do mérito, com 87,43% de concordância e a presença da família, com 87,0% de concordância.
Portanto, identifica-se importante contribuição de elementos que compõem os níveis
midstream (Centro de Reintegração Social e família) e downstream (mérito) no processo de
ressocialização. Destaca-se que essas ações apenas são possíveis se houver uma ação no
nível upstream, ou seja, elas devem ser coordenadas e incentivadas pelos governos, agentes
públicos e legisladores. O elemento com menor índice de concordância foi o voluntariado.
Nesse contexto, demonstra-se a importância dos estudos da temática com a lente do
marketing macrossocial, analisando e implementando ações nos três níveis sociais de
influência.
Palavras-chave: Marketing social. Marketing macrossocial. APAC. Ressocialização

ABSTRACT: This study aimed to identify and analyze the macro-social marketing actions promoted by the
Association for Protection and Assistance to Convicts – APAC, a unit in the city of São João
Del Rei/MG, in favor of the rehabilitation of prisoners. The resocialization process in Brazil is
a complex social problem, given that the country has the third largest prison population in
absolute terms. According to data from the National Council of Justice, there are more than
700,000 prisoners serving their sentence in incarceration. A non-profit organization
representing the third sector was created – APAC, whose mission is to humanize the execution
of the deprivation of liberty and bring about a change in behavior, with the objective of resocializing the individual and reintegrating him into social life. As for the methodological
aspects, a descriptive research with a quantitative approach was carried out, based on a single
case study. The research comprised a survey, with application of a questionnaire to male
APAC students in the São João Del Rei unit. The research objectives were achieved in the
sense that the presence of macro-social marketing actions promoted by APAC São João Del
Rei was identified and analyzed, through the application of the 12 elements of the
methodology, in favor of the rehabilitation of prisoners. The results indicate that the three levels
portrayed in macrosocial marketing proved to be inseparable in the resocialization process,
which demonstrates the assertiveness that related actions can have in the process. the
elements that make up the referred levels are the downstream (individual), in the elements
“the Recovering helping recovering”, “Spirituality”, “Merit” and “Journey of Liberation in Christ”;
midstream (reference groups) with the element “Volunteering and the Course for their
formation”; and upstream level (political and governmental activities), with the element “Legal
Assistance”. It was found that the elements that most contribute to resocialization are the
Social Reintegration Center, with 87.7% of agreement, followed by merit, with 87.43% of
agreement and the presence of the family, with 87.0% of agreement. Therefore, an important
contribution of elements that make up the midstream (Social and Family Reintegration Center)
and downstream (merit) levels in the resocialization process is identified. It is noteworthy that
these actions are only possible if there is an action at the upstream level, that is, governments,
public agents and legislators must coordinate and encourage those actions.The element with
the lowest level of agreement was volunteering. In this context, the importance of thematic
studies with the lens of macrosocial marketing is demonstrated, analyzing and implementing
actions in the three social levels of influence.
Keywords: Social marketing. Macrosocial marketing. APAC. Resocialization

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa– Orientadora

Prof.ª Dr.ª Marina de Almeida Cruz – Docente

Prof. Dr. André Francisco Alcântara Fagundes – Participante Externo

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