Mestrando(a): ELENA FÁTIMA VILELA

Orientador(a): FERNANDO COUTINHO GARCIA

Este estudo analisa as percepções dos professores do curso de pedagogia de uma universidade pública em relação ao prazer e ao sofrimento nas atividades desenvolvidas, amparado pelo referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho, que estuda os efeitos para a saúde do trabalhador do uso de estratégias de mediação contra o sofrimento, resultante dos processos de subjetivação das vivências de prazer-sofrimento no trabalho. O prazer é resultante da percepção de realização profissional e da liberdade de expressão; o sofrimento é concebido como a percepção de esgotamento profissional e da falta de reconhecimento. Trata-se de um estudo descritivo, conduzido por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa. Na etapa quantitativa, participaram da pesquisa 52 professores da faculdade de educação de uma universidade pública da cidade de Belo Horizonte ? Minas Gerais. A etapa qualitativa contou com 9 participantes. O método quantitativo utilizou a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho (EIPST) do Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) e o método qualitativo utilizou a entrevista semiestruturada. Os dados quantitativos foram tratados pelo sistema SPSS (Statistical Package for Social Science) e os qualitativos, mediante Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que os professores vivenciam prazer e sofrimento na prática docente. As vivências de prazer são predominantes e estão relacionadas ao orgulho e à identificação com o trabalho, a liberdade para usar da criatividade e a liberdade para falar com os colegas sobre o trabalho. As vivências de sofrimento ocorrem de forma moderada e estão relacionadas ao esgotamento, à sobrecarga de trabalho e ao estresse, além de sentimentos de indignação e desvalorização. Como forma compensatória do sofrimento, as vivências de prazer são maximizadas e têm origem na prática docente, no contato com os colegas de trabalho e os alunos, na produção de conhecimento e no reconhecimento advindo dos pares e da comunidade. Os resultados evidenciam que os professores investigados estão sujeitos às contradições do contexto de trabalho, que geram prazer e sofrimento ao mesmo tempo, favorecendo o uso eficaz de mecanismos de defesa, evitando o adoecimento, embora a saúde possa estar sujeita a riscos em caso de falha dessas defesas. Sugere-se como agenda para futuras pesquisas investigar as causas que levam ao afastamento dos professores do trabalho, nas IES públicas, em virtude de doenças resultantes da relação com o contexto do trabalho docente.

Orientador(a): FERNANDO COUTINHO GARCIA

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Faculdade Novos Horizontes

Mestrando(a): ELENA FÁTIMA VILELA