Mestrando(a): ARTHUR LEITE DE ARAÚJO

Orientador(a): KELY CESAR MARTINS DE PAIVA

Este estudo teve por objetivo geral analisar como se encontram configuradas as variáveis de estresse ocupacional e burnout de professores de um curso de graduação em enfermagem em uma instituição privada localizada em Belo Horizonte (MG). O referencial teórico abordou conceitos de estresse ocupacional, de síndrome de burnout e o trabalho do professor e do professor universitário, em especial. A pesquisa empírica caracterizou-se por ser descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, nos moldes de estudo de caso. As unidades de análise e de observação foram os professores do referido curso, selecionados por acessibilidade após a aprovação da pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa da instituição (Protocolo 013/2010). Ao todo, foram coletados 27 questionários; seus dados foram tratados nos moldes estatísticos uni e bivariado, com o auxílio de planilhas eletrônicas. Na segunda fase de coleta de dados, foram realizadas 12 entrevistas com os sujeitos; seus dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Após a apresentação dos dados demográficos dos professores abordados em cada fase da pesquisa, procedeu-se à descrição e análise dos mesmos. Quanto ao estresse ocupacional, acredita-se que seus níveis devem ser maiores que os apurados por meio dos questionários, já que os docentes utilizam uma vasta gama de estratégias de combate e defesa contra o estresse ocupacional, além de se sentirem pressionados e insatisfeitos com a maior parte dos indicativos contemplados no modelo teórico abordado, mesmo tendo se apresentado como menos propensos ao estresse e com níveis de saúde física e mental considerados satisfatórios. Os dados dos entrevistados contribuíram para essa análise, já que foram relatadas outras estratégias de combate, como a utilização de exercícios físicos destinadas a esse fim – o que espelhou o único resultado significativo dos testes de comparação de médias -, além de diversos hobbies e passatempos. Nos relatos também foi possível identificar sintomas físicos e mentais de estresse, tendo sido verbalizados o cansaço, a sobrecarga, utilização de medicamentos e processos de adoecimento. Diretamente conectada a esses sintomas, como apresentado no modelo-síntese adotado para fins dessa pesquisa, a exaustão emocional, ponto de tangência entre os construtos envolvidos, também foi exacerbada em ambas as fases da pesquisa, considerando-se, ainda, o cansaço psíquico e os conflitos interpessoais explicitados pelos entrevistados. No entanto, o burnout parece estar ?controlado? para a maior parte dos abordados, já que os níveis de despersonalização se mostraram reduzidos e a realização pessoal e profissional elevados. A maior parte dos testes de correlação efetuados a partir dos dados oriundos dos questionários exibiu resultados significativos, mas carecem de aprofundamento com vistas à consolidação do modelo-síntese utilizado. Deste modo, a triangulação metodológica efetivada foi fundamental para ratificar os dados e, também, identificar pontos de divergência que merecem aprofundamento, além de propiciar uma integração entre os construtos escassamente efetivada no campo dos estudos comportamentais no país. Diante dos achados e das limitações da pesquisa, foram delineadas sugestões para pesquisas futuras, para a instituição e os professores abordados.

Orientador(a): KELY CESAR MARTINS DE PAIVA

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Kely César Martins de Paiva

ORIENTADORA