Mestrando(a): RENI FERREIRA DE ARRUDA

Orientador(a): LUCIANO ZILLE PEREIRA

Este estudo objetivou identificar e analisar, na percepção dos professores dos cursos de graduação do Campus II de uma instituição pública federal de ensino localizada na cidade de Belo Horizonte/MG, a identidade organizacional, no que se refere à identificação por afinidade e à identificação por imitação. Em termos teóricos, a identidade organizacional foi desenvolvida com base em Dubar (1997a), citado por Paiva e Melo (2010); Castells (2001); Machado (2003); Baumann (2005); e Freitas (2010). Ao aprofundar o conceito em termos de identificação por afinidade e identificação por Imitação, tomaram-se como base os estudos de Bauer e Mesquita (2007) e Oliveira et al., tendo como referência Pratt (1998). Em termos metodológicos, o tipo de pesquisa quanto aos fins foi descritiva e quanto aos meios, estudo de caso e de campo, com abordagem de natureza quantitativa (GIL, 2002 e VERGARA, 2007). A amostra, probabilística, com nível de confiança de 95%, compreendeu 96 docentes, sendo 77 homens (80,2%) e 19 mulheres (19,8%). Para a obtenção dos dados, foi utilizada a escala de identificação organizacional (EIO), com estrutura tipo Likert, proposta por Oliveira (2008), constituindo-se em medida multidimensional construída com o objetivo de identificar a natureza da identificação do trabalhador com sua organização de trabalho. Em termos da análise, os dados demográficos e funcionais foram tratados por meio da distribuição de frequência. No que se refere à análise da identidade organizacional, utilizou-se a estatística descritiva; para sintetizar as informações de cada indicador, a média e a mediana como medida de tendência central; e para medida de dispersão, o desvio-padrão e o intervalo interquatil (P25 e P7). Quanto à avaliação de diferenças entre os escores relativos aos fatores de identidade organizacional, foi utilizado o teste não paramétrico de Wilcoxon. Finalmente, para a avaliação de diferenças entre as características demográficas e funcionais e os fatores referentes à identidade organizacional, foram utilizados os testes não paramétricos Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Quanto aos resultados, em relação à identificação organizacional, em termos globais (afinidade e imitação), considerando uma escala de quatro pontos (?discordo totalmente? a ?concordo totalmente?), a média foi de 3,15, indicando uma identificação parcial dos indivíduos pesquisados em relação à instituição. Quando a análise recai em relação à identificação por afinidade, a média sobe para 3,31, indicando uma identificação ainda parcial, mas de nível mais elevado. Já em relação à identificação por imitação, esta apresenta média de 2,54, o que representa um nível de identificação relativamente baixo. Analisando os resultados da identificação por gênero, verifica-se que não existe diferença significativa entre os dois sexos pesquisados. O maior destaque ficou para a identificação por imitação nas categorias com mestrado (2,69) e doutorado (2,50) tendo ficado, ambas, no nível da discordância (<2,99), embora, nesta realidade a primeira categoria tenha se revelado ligeiramente mais identificada com a instituição de labor em relação à segunda.

Orientador(a): LUCIANO ZILLE PEREIRA

Professores Drs. da Banca:

 

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira – Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Faculdade Novos Horizontes

Profª Drª Renata Simões Guimarães e Borges – UFMG

Mestrando(a): RENI FERREIRA DE ARRUDA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

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