Mestrando(a): MARGARET DE OLIVEIRA LOPES

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Este estudo tem por objetivo identificar e analisar as dimensões e os fatores associados à incidência da síndrome de burnout em docentes que lecionam em uma escola pública inclusiva do ensino médio na região metropolitana de Belo Horizonte. Contempla 53 professores. Consiste em uma pesquisa descritiva, que utilizou abordagens quantitativas e qualitativas, com base em um estudo de caso. Na abordagem quantitativa, foi utilizado o questionário Maslach Burnout Inventory, originado da pesquisa feita por Christina Maslach e Susan Jackson (1978), e adaptado na pesquisa de Codo (1999). Para o tratamento dos dados quantitativos, foram utilizadas as técnicas univariada e bivariada. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento dos dados obtidos na pesquisa quantitativa. Também, foram consultados documentos para a caracterização da instituição de ensino. Em relação às variáveis demográficas e ocupacionais, os resultados evidenciaram que a maior parte dos professores pesquisados é do sexo feminino, situa-se na faixa etária acima de 36 anos, é casada, possui nível de especialização completo, atua no magistério há mais 11 anos, trabalha em dois turnos ou à noite, está na instituição onde leciona há mais de seis anos, possui um regime de trabalho efetivo ou efetivado pela lei 100 e não possui outro emprego em outra instituição. Poucos praticam trabalho voluntário (dentre estes, os que fazem tratamento médico). A maioria recebe entre R$2.001,00 a R$2.500,00, porém são poucos os que passam por dificuldades externas ao trabalho. Grande parte pratica atividade física. Na escola pesquisada, o fator da síndrome burnout que obteve maior significância, com maior média, foi baixa realização pessoal, sendo que dos indicadores que revelaram maiores níveis de burnout nos professores destacou-se cansaço no final da jornada de trabalho e influencia na vida de outros. Na análise bivariada, ficou evidenciado que os professores contratados apresentam menor nível de burnout do que professores que são efetivados e concursados (efetivos). Também se constatou que os profissionais com até cinco anos de instituição apresentam menor nível de burnout do que profissionais com tempo acima de seis anos. Por seguinte, os professores com faixa salarial até dois mil reais apresentam maior burnout do que o professor com faixa salarial superior, no que se refere à dimensão baixa realização profissional. A análise das variáveis destacadas estatisticamente causou questionamento pelos profissionais da educação inclusiva que foram entrevistados na pesquisa, servindo como base de preocupação em relação à percepção da constatação da síndrome entre a classe trabalhadora. Entre as limitações encontradas para a realização trabalho, aponta-se que novas pesquisas devem emergir com o foco voltado para o estudo qualitativo, uma vez que o resultado da pesquisa realizada revelou significância que deve ser estudada no marco teórico, e não se restringir apenas a estudos em uma única escola pública inclusiva em Belo Horizonte (MG).

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Faculdade Novos Horizontes