Título: PERFIL EMPREENDEDOR ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA FAMILIAR DO SEGMENTO DE TURISMO DE MINAS GERAIS

 

Autor:  Mariene Ramos Rodrigues

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  23/12/2009

Resumo: O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas revela a importância das micro e pequenas empresas no cenário econômico. O empreendedorismo, em geral, apresenta um consenso relativo quanto a sua definição, mas ainda sem um padrão utilizado pelos autores. O que também é discutido sem um padrão acertado são as características de empresa familiar. Assim, para a implantação deste trabalho, apoiou-se nos estudos de David McClelland (1972) para a definição das características empreendedoras em uma empresa familiar, de pequeno porte do ramo de turismo. Este trabalho teve como objetivo geral analisar o perfil empreendedor percebido pelos funcionários e proprietários-gestores relacionado ao sucesso de tal empresa familiar no setor de turismo situada na região metropolitana de Belo Horizonte, estado de MG. Foram traçados quatro objetivos específicos: (1) descrever conforme questionário de Perfil McClelland a auto-percepção do perfil empreendedor de acordo com os sócios-gestores; (2) verificar como os funcionários percebem os resultados apontados pelo perfil McClelland dos sócio-gestores;(3) analisar as discrepâncias ou coincidências apontadas pelos dois públicos pesquisados (sócios-gestores e funcionários); (4) verificar como os sócios-gestores relacionam estas características apontadas pelo modelo McClelland ao sucesso e futuro do negócio. Para alcançar tais objetivos, optou-se pelo método de pesquisa baseado em estudo de caso quantitativo-qualitativo com característica descritiva. Como instrumento de coleta de dados, utilizado foram aplicados um questionário estruturado, entrevistas semiestruturadas e análise documental a toda população. As análises da pesquisa indicam que os sócios-gestores possuem características empreendedoras que agregam ao sucesso da empresa as quais foram visualizadas por seus funcionários.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Perfil McClelland de empreendedorismo, Empresa familiar.

Abstract:

 

The Brazilian Service to Support Micro and Small Enterprises reveals the importance of micro and small enterprises in the economic scenario. Entrepreneurship generally presents as a consensus on its definition, but still without a standard used by the authors. What is also discussed with a default hit are the characteristics of the family business. Thus, for the implementation of this work was based on the studies of David McClelland (1972) for the definition of the entrepreneur in a family business, small business tourism sector. This study aimed at analyzing the entrepreneurial profile perceived by employees and owner-managers related to the success of this family business in the tourism sector in the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais state. Were drawn four specific objectives: (1) describe the questionnaire as McClelland’s self-perception of entrepreneurial profile in accordance with partners, managers, (2) determine how employees perceive the results indicated by the profile of socio-McClelland managers; ( 3) to analyze the discrepancies pointed out by coincidence or two public respondents (partners, managers and employees), (4) see how the shareholders-managers relate these characteristics pointed out by McClelland model to success and future of the business. To achieve these goals, we chose the method of research based on case study with quantitative and qualitative trait. As a tool for collecting data used were administered a structured questionnaire, structured interviews and document analysis to the entire population.The analysis of the survey indicate that the partner-managers have entrepreneurial characteristics that add to the success of the company which were viewed by their employees.

Key words: Entrepreneurship, McClelland’s entrepreneurship, family business.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Problema de Pesquisa: “Quais as principais características empreendedoras percebidas entre sócios-gestores e funcionários que influenciam no sucesso do negócio familiar?

Banca Examinadora

Orientador: Profª. Drª. Cristina Fernandes de Muylder

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Docente

Profª Drª Ângela França Versiani – Participante Externo

 

 

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