Mestrando(a): ISABELLA DE OLIVEIRA PEREIRA PÁDUA

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar a configuração dos vínculos observados entre professores com as instituições de ensino superior em que lecionam, uma pública e outra privada, ambas localizadas no sul do estado de Minas Gerais. Tendo como inspiração estudos realizados sobre o tema ?Vínculos organizacionais? (KRAMER, 2003; SIQUEIRA; GOMIDE JÚNIOR, 2004; FARIA; SCHMITT, 2007; KRAMER; FARIA, 2007; PESSOA, 2008; ALVES, 2009; ALVES; HONÓRIO, 2010; PEREIRA, 2011), realizou-se um estudo de caso quantitativo e qualitativo, com característica descritiva. Para a coleta de dados quantitativos, utilizou-se um questionário inspirado no estudo realizado por Pereira (2011). Para o tratamento desses dados, foram utilizadas as técnicas univariada e bivariada. Na etapa qualitativa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, para aprofundamento dos dados obtidos na pesquisa quantitativa, e uma técnica projetiva. Participaram deste estudo 48 professores que lecionam no curso de graduação em Administração, sendo 34 da rede pública e 14 da rede privada. Além disso, entrevistaram-se os coordenadores, com o objetivo de caracterizar as instituições pesquisadas. Em ambas as instituições, o vínculo organizacional que obteve a média mais alta foi o de sentimento de pertença. Na escola privada, os vínculos organizacionais que obtiveram as médias mais baixas foram: crescimento e desenvolvimento profissional e reconhecimento e valorização profissional. Na instituição pública, os vínculos organizacionais que apresentaram valores menos expressivos foram: solidariedade e integração entre os membros. A análise bivariada demonstrou que os professores do sexo masculino se sentem com maior autonomia no trabalho, quando comparados às mulheres; os professores que possuem mestrado demonstraram médias mais altas quando comparados com os professores que possuem doutorado no vínculo de cooperação nas atividades; os professores que lecionam há menos de 10 anos tendem a idealizar seu local de trabalho e afirmam ter mais possibilidade de crescimento e desenvolvimento profissional que os docentes que possuem mais tempo de atuação na docência; os professores que possuem menos tempo de casa revelaram que se sentem mais reconhecidos e valorizados e com possibilidade de crescimento e desenvolvimento profissional maiores que os docentes que possuem mais tempo de casa; os docentes que lecionam acima de 16 anos na instituição consideram-se com mais autonomia no trabalho se comparados com os professores com menor tempo na instituição. No que tange ao vínculo de cooperação nas atividades, os docentes da escola privada alcançaram escore mais alto que os docentes da escola pública. Os resultados citados contribuíram para a elaboração do roteiro de entrevista semiestruturada, que foi realizada com cinco professores de cada instituição. Diante dos relatos apresentados, observou-se que a instituição privada mantém um canal aberto de comunicação professor?aluno?coordenação, favorecendo a ocorrência de sentimento de participação, autonomia e segurança por parte do docente, fazendo com que se sintam parte do grupo. Já na instituição pública o sentimento de pertença é decorrente da estabilidade profissional e da autonomia no trabalho, uma vez que são concursados e as decisões são participadas em assembléias.

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. Luiz Carlos Honorio (Faculdade Novos Horizontes)
Prof.ª Dr.ª Kely Cesar Martins de Paiva (Faculdade Novos Horizontes)
Prof.ª Drª Renata Simões Guimarães e Borges (UFMG)

Mestrando(a): ISABELLA DE OLIVEIRA PEREIRA PÁDUA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações