Mestrando(a): ANDRÉIA DE OLIVEIRA SANTOS

Orientador(a): KELY CESAR MARTINS DE PAIVA

Este estudo teve como objetivo geral analisar como se configuram as competências profissionais de professores, necessárias e efetivas, relativas à educação à distância no curso de Administração, na visão deles próprios e de alunos, em uma instituição de ensino superior particular mineira, pautando-se no modelo de Mendonça et al. (2012). A partir dessa perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, qualitativa, nos moldes de um estudo de caso, cuja unidade de análise foi o curso de graduação em Administração de uma instituição de ensino superior particular situada na cidade de Belo Horizonte; a unidade de observação foram os professores; e os sujeitos foram professores e alunos do referido curso, escolhidos pelo critério de intencionalidade e acessibilidade. A técnica de coleta de dados utilizada foi questionário on-line totalmente aberto, cujo retorno foi de 17 questionários. Nessa coleta de dados, também foi utilizada a técnica projetiva de associação de palavras, possibilitando a realização de uma triangulação intramétodos. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Assim, percebeu-se que as competências dos professores, especialmente na EAD, pautam-se no conhecimento da plataforma (portal universitário), da disciplina ministrada e no saber transmitir esse conhecimento via on-line, sobressaindo as componentes cognitiva, funcional e ética e as metacompetências ?conhecimento específico?, ?metodológica? e ?avaliativa?, conforme modelo analítico adotado. Todavia, uma lacuna se apresentou, haja vista que uma das competências mais ressaltadas na literatura ? saber interagir no ambiente virtual ? só foi referenciada por um professor e um aluno. Diante da precariedade e da pouca funcionalidade do sistema, justificadas em vários momentos pela reestruturação da plataforma, professores e alunos percebem seus benefícios no acesso ao material didático e às informações referentes ao curso, julgando necessário melhorar o sistema, caso contrário, as atividades ali propostas e realizadas não atingirão sua finalidade com distinção das demais. Os aspectos humanístico e vocacional da profissão docente se fizeram presentes nos relatos dos alunos, como também a necessidade de romper com certos paradigmas educacionais vivenciados, principalmente, no ensino superior. Diante dos resultados e das limitações do estudo, organizou-se uma agenda para pesquisas futuras, a fim de se aprofundar no fenômeno EAD.

28/06/2013 – COMPETÊNCIAS DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: um estudo em uma instituição particular

Orientador(a): KELY CESAR MARTINS DE PAIVA

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Kely César Martins de Paiva

ORIENTADORA (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andalecio

Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Dr.ª Cristiana Fernandes De Muylder

FUMEC
Prof. Dr. José Ricardo Costa Mendonça

UFPE – Universidade Federal de PernambucoMestrando(a): ANDRÉIA DE OLIVEIRA SANTOS

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações